[FUG-BR] OFF: Proxy em uma VM XEN

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Quarta Novembro 17 16:16:47 BRST 2010

2010/11/17 Flávio Barros <flaviobarros em gmail.com>:
> Bom dia.
>
> Meu chefe me solicitou que passasse o proxy que atualmente está em uma
> máquina física para uma VM configurado no XEN-Citrix.
>
> Levando em consideração que a rede na qual o proxy está tem aproximadamente
> 300 hosts.
> Pergunto:
> 01. Quais os impactos ?
> 02. A VM vai suportar o tráfego ?
> 03. O desempenho vai cair surgindo com isso lentidão no acesso à Internet ?
> 04. É recomendado deixar o proxy em uma máquina separada mesmo ?

Flavio, deixa eu fala...

Vou dar um exemplo que tenho rodando.

Empresa com 8 filiais no Brasil

Cada filial com um ML150 rodando Xen Source 4.0.1

Tenho duas VM em cada um desses ML
1 - FreeBSD (Firewall, Proxy, Vpn)
2 - Centos (Asterisk com placa Khomp em modo PciBack).

Em cada rede tenho entre 10 a 20 computadores com acesso controlado.

Não tenho nenhum problema e o ambiente é muuito estável.

Porém quando roda FreeBSD no Xen (Seja XenSource ou XenCenter) você
perder performance de disco e rede, isso é fato. E eu digo isso de
boca cheia porque tenho muuuuuuuitos FreeBSD Virtualizados. Então
realize um estudo para ver qual é a sua realidade sobre IO de disco e
Rede.

Então se você esta falando de empresa, escritorio com um consumo baixo
 o ambiente virtualizado para Proxy funciona muito bem.

Abraços.