[FUG-BR] DHCP client informando nome para DNS dinâmico

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Sábado Outubro 23 10:31:39 BRST 2010

Fala Moscão!!!

O server é Rwindows e não tenho qualquer acesso a nada da rede, apenas
espetei meu FreeBSD lá. Quando uso cliente windows ele passa para o
servidor DHCP ou sei lá pra quem (que imagino ser windows, pois a rede
usa AD) os parâmetros necessários de modo que fica um nome associado à
minha máquina. Queria fazer o mesmo com o cliente FreeBSD. Já catei no
google mas não achei. Achei apenas para os casos de servidores *nix.

Achei numa página da M$ (http://support.microsoft.com/kb/816592)
algumas dicas, tipo:

      Como funciona de interação de atualização DHCP/DNS

      Você pode usar o servidor DHCP para registrar e atualizar o PTR
e A registros de recursos em nome dos
       clientes com DHCP do servidor. Ao fazer isso, você deve usar
uma opção de DHCP adicional, a opção
      cliente FQDN (opção 81). Esta opção permite que o cliente enviar
seu FQDN para o servidor DHCP no
      pacote DHCPREQUEST. Isso permite que o cliente notificar o
servidor DHCP como para o nível de serviço
      requer.

Mas ainda não consegui achar o caminho das pedras. Bem verdade as
idéias que vierem aqui só poderão ser testadas na segunda :(

Vou ver se testo um simples
        send host-name "andare.fugue.com";
no dhclient.conf. Dei uma lida no man agora procurando por fqdn e
"name" e achei isso.

Eu tentei solucionar isso há um tempo atrás e desisti. Agora resolvi
perguntar, mas não lembro o que já testei :(

Valeu! Abs, Cartola.