[FUG-BR] RES: Queda de Energia e serviço não retorna

Marcelo Marra marcelo.listas em conectlan.com.br
Sexta Setembro 24 09:29:29 BRT 2010

Evaldo,

	A questão é que quando logo no servidor as partições estão todas
montadas corretas, tudo 100% ai só preciso dar um "start" no serviço que
está parado e tudo volta a funcionar.

Att,
Marcelo Marra

-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces em fug.com.br [mailto:freebsd-bounces em fug.com.br] Em nome
de Evaldo Silva
Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
Assunto: Re: [FUG-BR] Queda de Energia e serviço não retorna

  Bom dia!

Sempre que tenho problemas assim, constato que, pelo fato do file system ter
sido desmontado à revelia do sistema, um "fsck /mount_point" precisa ser
rodado para "resolver alguma pendência" que ele sozinho e à quente não
consegue. Em geral o ssitema nem monta o /mount_point "danificado"
daí arquivos requeridos pelos serviços em questão ficam indisponíveis
impedindo-os de serem levantados. Isso acontece muito comigo aqui, por
problemas elétricos que não podem ou não conseguem resolver. Um dos storages
aqui deve ser "emo" e qlq coisinha tá chorando as coisas....
Num serviço de e-mails que mantenho, este fsck leva mais de 4h para ser
feito e então um reboot permite que se levante tudo numa boa.
Boa sorte e sucesso!

Abraço
Evaldo