[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Asterisk + DAHDI no FreeBSD

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quarta Agosto 17 11:43:46 BRT 2011

On Aug 17, 2011, at 11:19 AM, Danilo Bedani wrote:
> Em minha experiencia com placas FXO da Digium não consegui fazer funcionar o
> caller id, pois o padrao que elas trabalham é FSK, e no Brasil o envio do
> CID é através de DTMF...
>
> resolvi o problema colocando um conversor em cada linha (
> http://lista.mercadolivre.com.br/conversor-fsk-dtmf), aih funcionou
> perfeitamente...  isso já há uns dois anos, qdo ainda era zaptel o driver..
> hehe
>
> pode ser que já tenham melhorado isso!
>
> espero ter contribuído.
>
> Danilo

Danilo,

As placas da digium fazem qualquer coisa para as quais estejam programadas, incluindo detectar o callerid com DTMF :-)

O problema é que aqui no Brasil (e em alguns outros poucos países) não há indicação ou aviso que o DTMF vai ser transmitido.

Em outros países, antes de enviar o DTMF há uma inversão de polaridade na linha (ou ainda o DTMF é enviado depois do primeiro ring) e assim a placa sabe que é a hora de 'escutar a linha' e decodificar o DTMF que esta chegando.

Aqui o DTMF vem antes do primeiro ring e sem qualquer tipo de aviso (não acontece essa inversão de polaridade) e assim a placa precisa ficar o tempo todo escutando a linha e verificando a presença de algum sinal DTMF e essa é a maior dificuldade de fazer com o sistema funcione e funcione bem (confiável).

Agora pelo preço do conversor (R$ 22,00), confesso que não vou perder muito tempo testando isso...

Obrigado,
Luiz