[FUG-BR] Backup de servidor em produção

fknet ffkammer em conchalnet.com.br
Quinta Fevereiro 24 00:36:35 BRT 2011

Boa noite Paulo Henrique,

Gostei da idéia do Geom, poderia me dar mais informações de como ele
funciona e onde posso conseguir algum tutorial para testá-lo? Daria para
fazer algo como se a máquina remota fosse um HD espelhado localmente?

Minha idéia é ter um backup eficiente e usar em conjunto com o CARP,
caso o servidor principal pare o backup possa assumir o lugar dele de
forma transparente, apenas aviando-me via email deste problema para que
o servidor principal seja reparado.

Gostaria de algo bem simples e funcional para eu não ter dores de cabeça
e também para que uma pessoa sem conhecimentos em freebsd possa colocar
no ar, caso eu não esteja na empresa.

Muito obrigado!

Fabrício

Em 24/02/2011 00:11, Paulo Henrique escreveu:
> O GEOM_GATE não lhe atende ?
> Uso GEOM a mais de 2 anos e até hoje só felicidades,
>
> GEOM_MIRROR + GEOM_ELI
> GEOM_STRIPE + GEOM_ELI
>    e tanto o GEOM MIRROR como o GEOM STRIPE sozinhos em todos os casos
> perfeito,
> o ZFS tambem poderá te ajudar, assim como NFS e UNIONFS contudo todos
> demanda um storage adicionando um ponto unico de falha, não sei certo
> como ao ZFS e o GEOM_GATE, ve o hearthbeat tem nos ports, ele poderá te
> ajudar quanto a sincronização dos processos.

>>> MySQL
>>> FreeRadius
>>> Apache