[FUG-BR] Backup de servidor em produção

Quinta Fevereiro 24 01:09:14 BRT 2011

Então, as referencias que posso estar passando a ti são as seguintes:

http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/geom-ggate.html

http://www.fug.com.br/content/view/119/77/ ( Não tem sobre o Geom_gate
mais tem muita informação sobre o Framework ).

http://kerneltrap.org/node/742 ( pratico ).

No caso do geom_gate exige uma storage ( ponto unico de falha mais que
com raid_mirror minimizará muito a falha).

Apenas uma consideração, se configura servidor pensando em usuário final
coloca windows, se der problema e não tiver acesso remoto para resolver
é só no console, e acredite, por mais que possa parecer idiotice, pane
de servidor se resume a falha de hardware, servidor de produção não cai
por causa de bug já relatados, e um bug não relatado não irá dar a graça
depois de 2 meses ou mais do servidor on-line, embora há casos no qual
ja li.

Atualmente estou fazendo um teste de usar RAID 0 via controladora
dedicada e GEOM_MIRROR entre dois ARRAY, ainda em implementação, o
objetivo final será colocar o GELI sobre o GEOM_MIRROR, mais isso é futuro.

Em 24/02/2011 00:36, fknet escreveu:
> Boa noite Paulo Henrique,
>
> Gostei da idéia do Geom, poderia me dar mais informações de como ele
> funciona e onde posso conseguir algum tutorial para testá-lo? Daria para
> fazer algo como se a máquina remota fosse um HD espelhado localmente?
>
> Minha idéia é ter um backup eficiente e usar em conjunto com o CARP,
> caso o servidor principal pare o backup possa assumir o lugar dele de
> forma transparente, apenas aviando-me via email deste problema para que
> o servidor principal seja reparado.
>
> Gostaria de algo bem simples e funcional para eu não ter dores de cabeça
> [...]

Paulo Henrique - BSD Brasil. Desenvolvedor de Software / Administrador
de Sitemas. Genuine BSD/Unix User. "Só se atinge objetivos com
necessidade, contudo alguns objetivo não esperam a necessidade"
"Preserva a Natureza é garantir o amanhã, mais esse amanhã acaba sempre
sendo o hoje, por então preservar o que é realidade.