[FUG-BR] Backup de servidor em produção

fknet ffkammer em conchalnet.com.br
Quinta Fevereiro 24 01:26:22 BRT 2011

Boa noite, obrigado novamente pelo retorno!

Não estou configurando o servidor pensando em usuário final, apenas que
eu possa ficar tranquilo, dormir em paz, viajar em paz, sem ter que
ficar pensando e se o servidor der alguma pane?

Sim, concordo com você, servidor em produção só dá problema caso o
hardware falhe, do resto é muito difícil dar qualquer problema.

Mas aí que entra o X da questão... da uma tempestade, raios, o servidor
queima e eu estou viajando. E agora, o que faço? Preciso de uma solução
de backup eficaz para que meu sócio, com conhecimento mínimo em freebsd
ou então um funcionário meu, de confiança, que não tem grandes
conhecimentos, mas até consegue se virar com algo, possa colocar o
servidor de backup no ar. Esta é minha idéia.

Mas aí ainda vem a questão: o backup pode queimar junto com o servidor
oficial, aí vem uma segunda etapa na qual estou pensando em ter um
snapshot ou algo do tipo, feito semanalmente, que possa ter um backup
que possa ser utilizado para subir em um hardware novo.

Obrigado