[FUG-BR] Backup de servidor em produção

Quinta Fevereiro 24 01:40:08 BRT 2011

Em 24/02/2011 01:26, fknet escreveu:
> Boa noite, obrigado novamente pelo retorno!
>
> Não estou configurando o servidor pensando em usuário final, apenas que
> eu possa ficar tranquilo, dormir em paz, viajar em paz, sem ter que
> ficar pensando e se o servidor der alguma pane?
>
> Sim, concordo com você, servidor em produção só dá problema caso o
> hardware falhe, do resto é muito difícil dar qualquer problema.
>
> Mas aí que entra o X da questão... da uma tempestade, raios, o servidor
> queima e eu estou viajando. E agora, o que faço? Preciso de uma solução
> de backup eficaz para que meu sócio, com conhecimento mínimo em freebsd
> [...]
Então, aconselho NO-breaks Fontes redundantes, mais switchs redundantes,
mais sistemas de energias redundantes de fornecedor distinto.
Ok é caro mais não dará problema.

Agora de começo, segue o que precisa para você viajar tranquilo.

Modelo N-Tier ( um babaca de um dos sistema da empresa me falhou isso e
depois que compreendi, mais na pratica é besteira de vendedor ).

2 servidor em Front-end um ligado em um no-break distinto e em circuitos
de energia independetes ( tomadas de alimentação independetes e
separados no dijuntores do quadro de distribuição eletrica ).
2 placas de rede em cada servidor ( 1 para o storage e outra para a rede
- storage acessivel apenas através dos servidores e nada mais ).
Carp mandando ver no IP virtual e o hearthbeat sincronizando processos.
tem uma placa de rede ( não lembro no nome do fabricante, onde tem duas
saidas ethernet compartilhadas, poderá usar elas e ligalas em switch
independentes, assim evita falha no switch de acesso.

Mais acredite tudo isso ai pode ser trocado por um servidor corretamente
dimensionado com fontes de alimentação redundantes usando no-breaks
distintos e um array RAID 0 com dois volumes distintos sobre GMIRROR
gerando o volume final e esquece o restante da rede, um usuário final
sabe trocar um switch.
E coloque um no-break com filtro de rede ( gera um delay mais muito
baixo impersseptivel

Um dell com controlador PERC 6/ H700 desses sai por uns 20K mais viajará
tranquilo.

Não é sacanagem...

--
Paulo Henrique - BSD Brasil. Desenvolvedor de Software / Administrador
de Sitemas. Genuine BSD/Unix User. "Só se atinge objetivos com