[FUG-BR] RES: RES: RES: RES: RES: drive igb incomodando...

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Terça Janeiro 25 14:00:52 BRST 2011

On Jan 25, 2011, at 1:24 PM, Eduardo Schoedler wrote:

> Vou atualizar para 8.1-STABLE para ter a versão 1.9.6.
> No 8.2 virá com a versão 2.0.7 (!!!).

Ótimo ! Só que não existe 8.1-STABLE :)

O 8-stable (que um dia foi o 8.1-stable) agora esta como 8.2-prerelease (se não me engano - mas não se assuste com esses nomes, são apenas 'tags' - e em alguns dias esse mesmo branch será renomeado para 8.2-stable).

No 8-stable você vai testar a versão 2.0.7.

Não se preocupe tanto com o stable, nós não estamos falando de -current (lá sim é o branch de desenvolvimento), o stable é (como o próprio nome diz) muito tranquilo para produção (tudo bem que não seja sua primeira opção).

> Porém, acredito que o bug não tenha nada a ver com MSI-X.
> Continuo rodando o driver 1.9.5 com MSI-X, mas agora parou de dar Kernel
> Panic!
> Bastou comentar umas linhsa no /boot/loader.conf:
>
> # cat /boot/loader.conf
> # Configuracoes do driver igb
> #hw.igb.rxd=4096
> #hw.igb.txd=4096
> #hw.igb.enable_aim=1
>
> Linhas essas que a pessoa que abriu o bug 151593 também tem, segundo o vídeo
> [...]

Certo...

Das sua opções, a hw.igb.enable_aim aparentemente não faz nada:

/*
** AIM: Adaptive Interrupt Moderation
** which means that the interrupt rate
** is varied over time based on the
** traffic for that interrupt vector
*/
static int igb_enable_aim = TRUE;
TUNABLE_INT("hw.igb.enable_aim", &igb_enable_aim);

Porque ela já é setada como TRUE por default no código.

As outras opções alteram o número de descriptors do default (1024) para o máximo (4096), nada que a principio deveria causar algum problema com o hardware.

Você devia testar o 8.2-RC (ou 8-stable que é a mesma coisa) pois você pode ter duas coisas, seus parametros de tuning e um funcionamento estável (é isso que venho tentando dizer... :))

Att.,
Luiz