[FUG-BR] Desktop FreeBSD com emulador para windows, funciona ?

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Terça Janeiro 25 21:38:12 BRST 2011

Em 25 de janeiro de 2011 20:55, Leonardo Augusto <lalinden em gmail.com> escreveu:
> Pessoal,
>
> Sempre usei o freebsd como servidor(ssh remoto), nunca como desktop.
>
> Mas queria me aventurar a usar ele como desktop tambem, mas tenho
> algumas duvidas,
>
> 1) Consigo rodar via emulador (virtualbox?), windows, linux, solaris ?
> Sem problemas ?
> Pois hoje no "xupeta" que uso como desktop, rodo varias tranqueiras no vmware.

Já rodei de tudo no vbox, Linux, Windows, OpenSolsaris, Haiku e
MenuetOS tudo numa boa, pode ir sem medo.

> 2) Qual a melhor solucao pra desktop ? nao tenho nem ideia... so ouvi
> falar em x11, kde, gnome, etc
> Se alguem me der uma dica do que usar, eu agradeco.
> Sei que kde, gnome, etc sao "clients" do engine grafico so nao sei o
> que usar, nem que é mais indicado.

Bom, o mais indicado depende de quão desktop você quer, o top das
frescuras é um pacote 3D (compiz-fusion) que rodo com kde e gnome,
fica lindo!! O kde4 tem o kwin (pra 3D também) mas roda com o compiz
também.

Na minha opinião dos que tenho aqui, do mais fresco ao mais leve:

KDE4, Gnome, KDE3 (os 3D só até aqui), WindowMaker (que uso com mais
frequência, mas pra gostar e usar bem tem entender alguns conceitos
antes), enlightenment, Xfce4, fluxbox, (melhor custo/benefício),
openbox e os radicais twm e mwm.

Antes de instalar algum deles procure por screenshots e opiniões no
google, tem às pencas, a dupla kde e gnome são particularmente
polêmicas (tanto quanto linux x windows) e veja qual delas melhor te
agrada, ou faça como eu, instale tudo e troque de acordo com o humor
:-)

Espero ter dado alguma luz...
Abração!!!