[FUG-BR] Desktop FreeBSD com emulador para windows, funciona ?

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Quarta Janeiro 26 10:10:11 BRST 2011

Uma vantagem do PC-BSD é que já vem com coisas desenroladas, tipo flash no
firefox, etc. Não deixa de ser um aprendizado fazer essas coisas
funcionarem, mas confesso que as vezes não funciona e é um pé no saco ficar
"brigando" por algo que poderia ser simples (e é em outros sistemas).

Eu particularmente gosto mesmo de linha de comandos e de ambiente leve e sem
frescuras, mas isso vai do gosto de cada um. Se vc tá acostumado com windows
não deve preferir esses mais radicais.

Particularmente uso o afterstep-i18-1.0, pois mexo em toda sua configuração
num único arquivo texto, adicionando, removendo botão, etc. Mas ele não tem
NADA de drag-n-drop, exceto em aplicações que tem isso nativamente, como o
nautilus que botei pra patroa usar. Basicamente fico com um xterm aberto com
um screen com vários shells, um firefox e as vezes um skype. Pra molecada
fiz um aplicativozinho com xdialog pra eles verem seus vídeos infantis
selecionando dentre os que tem num diretório.

No trabalho antigo usávamos desktops freebsd usando um servidor de arquivos,
que compartilhava basicamente o /usr/local e /usr/X11R6 pras outras
máquinas. Como praticamente tudo fica instalado lá basta que as outras
máquinas montem esses FSs. Daí ao instalar aplicativo numa máquina já estava
disponível pras outras.

Abs, Cartola.