[FUG-BR] RES: RES: Não usem FBSD-8x como router !!!

Klaus Schneider klausps em gmail.com
Quarta Março 2 15:30:01 BRT 2011

2011/3/2 Eduardo Schoedler <eschoedler em viavale.com.br>

> Realmente, esse IBM não é o mesmo (ou quase) que você chegou a ver.
> Eles acabaram mandando outro hardware completamente novo, e dava o mesmo
> problema!
> Acabei fazendo um meio-a-meio, e não desligou mais até hoje... mas tem um
> problema horrível de I/O de disco, deve ser aquela controladora
> ServerRAID-8k (Adaptec, driver aac)...

> Não tenho mais nenhum hardware de grife por aqui, vou ver se monto alguma
> coisa para testes.

> Placa física que é bom, nada ? rs.

Se eles mandam a placa pra equipe? É claro que sim, mas firmware depende
somente do fabricante e da vontade deles, e esses hardwares estão ficando
cada vez mais complexos, fica cada vez mais difícil fazer engenharia reversa
destes dispositivos, quando isso não se torna um problema legal pela quebra
de patente.

> Tudo o que ele faz é identificar uma sessão eBGP ou iBGP.
> Se for eBGP, coloca o "myas" no AS_PATH e envia ao peer.
> Se for iBGP, encaminha como está... estou usando com "-n", que seria o
> next-hop-self... então não vejo muito problema em injetar essas ~330k rotas
> no Quagga.

Um bit pode causar um overflow. Não sou desenvolvedor, mas da pra imaginar
que isso pode acontecer, principalmente se o quagga aceitar uma informação
mal repassada que vai parar dentro do kernel, não fica reservado ao
userland. Talvez nem seja problema com o bgpsimple, pode ser com o quagga.

Imagino que teu trabalho não seja ficar só brincando de setup de testes, mas
já que passou tanto tempo, dedicar mais algumas horas não vai fazer tanta
diferença. Já testou o bgpsimple com o openbgpd ou i386(citado pelo Patrik)?

Para finalizar: flames acontecem, principalmente se mandar essa mensagem
para um grupo de usuários de um sistema falando que ele é ruim. Experimente
mandar um email para o postfix-br com o assunto "Não usem Postfix 2.8!!!" e
que vai migrar para o Qmail. Comparado ao que iria acontecer se falasse isso
lá, da pra dizer que aqui praticamente não houveram flames.

> Abs,
>
> --
> Eduardo Schoedler

/*