[FUG-BR] Aplicativos do KDE não atualizam a tela direito

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Sexta Setembro 9 14:35:20 BRT 2011

Caríssimos

2011/9/8 Thiago Rodrigues Santos <trsantos1 em gmail.com>

> Tem como fazer a atualização dos programas usando apenas binários com o
> script
> pkg_upgrade, que vem no port sysutils/bsdadminscripts[1]. É só você indicar
> (por meio da variável de ambiente PACKAGESITE) que quer usar os pacotes
> mais
> recentes, como explicado no handbook, e rodar o script. Hoje em dia o único
> programa que atualizo usando o port diretamente é o flash, já que não
> existe
> um pacote pra ele.
>
> Há ainda o pkgng[2] em desenvolvimento, que deverá trazer esse tipo de
> [...]

A discussão é muito proveitosa e só tem a engrandecer o que já é bom: o
FreeBSD como SO gratuito e de qualidade excepcional.

Aproveitando o ensejo, gostaria de levantar alguns pontos e dúvidas. Na hora
de atualizar os pkg instalados, chego a ter calafrios (como diz a minha
filha, eu "apanho feito gente grande") porque o

pkgdb -aF
portupgrade --all --batch -f

vai bem até uma altura do campeonato e sempre esbarra em algo que entra em
loop (primeiro você precisa atualizar a dependência para depois atualizar o
pacote, mas o portupgrade insiste em atualizar o pacote primeiro) e depois
acaba invariavelmente me fazendo arrancar todos os pacotes instalados e
gastar alguns dias recompilando ou instalando (a partir do sysinstall).

A perpesctiva de usar o pkg_upgrade é boa (olhando do ponto de vista
economia de energia/uso de internet/tempo e paciência do operador, mas há
alguns percaussos que eu não consegui contornar:

1) depois de instalado o sysutils/bsdadminscripts, mesmo fazendo um rehash
ou source ~root/.cshrc ~root/.login, o sistema não sabe onde está o
pkg_upgrade (apesar do man pkg_upgrade funcionar sem problemas). Este tipo
de coisa também acontece após a instalação do ports-mgmt/portupgrade. O que
eu faço para resolver o problema é fazer um logout e depois entrar na minha
área (root com acesso remoto é proibido) e fazer um su.

2) No handbook, nada vi relacionado com o pkg_uprade (há muitos métodos
sugeridos, mas nada sobre baixar e atualizar os binários usando este
aplicativo)

3) Quando consigo finalmente usar o pkg_upgrade:

setenv PACKAGESITE ftp://ftp.br.freebsd.org/
pkg_upgrade --all -C --force

recebo a mensagem de que:

fetch:  ftp://INDEX: no address record

Por favor, alguém poderia dar maiores esclarecimentos? Assim que eu
conseguir as respostas para todas as dúvidas que eu tenho, farei um tutorial
(será que já não existe um?).

Um abraço

Edu

--