[FUG-BR] FreeBSD Profissionalmente

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Terça Abril 3 06:18:14 BRT 2012

Comecei a mexer com FreeBSD em 1993, se não me engano, e profissionalmente
em 1995 num pequeno provedor de acesso. Nunca fiz curso nem tenho
certificado algum, sou apenas graduado em engenharia eletrônica numa boa
faculdade. Sempre que as pessoas ficam sabendo que você mexe com FreeBSD já
te acham meio sinistro, já nasce um certo respeito e já acham que você
escova bits. Tem um camarada até hoje no meu trabalho atual que, em toda
vez que o encontro, ele começa a falar de baixo nível de kernel, thread e
tudo mais, como se eu já tivesse desenvolvido algum SO na vida e tenho que
repetir pra ele que eu mexia com FreeBSD mas não nesse nível. Enfim, acho
que o mercado para FreeBSD é pequeno e eu não tinha conhecimento só nele -
digo tinha por que não trabalho mais com isso. Tenho também experiência com
Solaris, OSF/1, Linux e outros, mas sempre tive a impressão que o FreeBSD
impressionava mais as pessoas, e não estou falando de desconhecedores no
assunto, estou falando de pessoas da área mesmo. Hoje a realidade é outra,
os certificados LPI estão estabelecidos e o BSD está aí também. Na minha
época de procura de emprego não tinha isso. Vale a pena o investimento no
estudo, seja formal, seja informal e possível certificação em BSD.

Claro que nada disso se sustenta muito se você não se garantir. Técnico tem
que ser bom, é difícil enrolar. Pode até conseguir uma vaga sem saber muita
coisa, mas não vai durar se não for bom, a não ser que seu chefe também não
seja lá essas coisas ou que tenha vergonha de te demitir e te encoste num
canto (demitir não é fácil).

Abs,

Carlos E G Carvalho (Cartola)
http://cartola.org/360