[FUG-BR] Problemas com dual boot GPT e MBR

Nilton Jose Rizzo rizzo em i805.com.br
Quinta Abril 19 13:14:09 BRT 2012

---------- Mensagem Encaminhada -----------
De:"Nilton Jose Rizzo" <rizzo at i805.com.br>
Para:AT Matik IT <asstec at matik.com.br>
Enviada:Thu, 19 Apr 2012 12:01:40 -0300
Assunto:Re: [FUG-BR] Problemas com dual boot GPT e MBR

Em Thu, 19 Apr 2012 07:49:29 -0300, AT Matik IT escreveu

> não exatamente, o tipo de formatação nada ver, desde sempre pode definir
> o tamanho dos blocos na hora da formatação

   Quiz dizer formatação física (não existiriam setores de 512bytes só de
  4k) como no caso em [1]

"Hard disk manufacturers are transitioning to 4096-byte sectors. As of 2010,
the first such drives continue to present 512-byte physical sectors to the OS,
so degraded performance can result when the drive's (hidden) internal 4 KiB
sector boundaries do not coincide with the 4 KiB logical blocks, clusters and
virtual memory pages common in many operating systems and file systems. This
is a particular problem on writes when the drive is forced to perform two
read-modify-write operations to satisfy a single misaligned 4 KiB write
operation. Such a misalignment occurs by default if the first partition is
placed immediately after the GUID partition table, as the next block is LBA
34. The next 4 KiB boundary begins with LBA 40."

  se eu entendi direito já há essa "transição" sendo feita e alguns HDs já
  saem de fabrica com um setor de 4K.

> ninguém pode ter um GPT próprio, especifico ou genérico, porque a tabela
> das GUIDs por OS é padronizada

   Sim concordo, mas podem implementar apenas um subset do padrão
  (Microsoft por exemplo sic!) e ai ficar preso a esse "padrão" por
  imposição.

> a diferença entre mbr padrão e mbr gpt é o tamanho limite de 2TB,
>  quem quer dar boot a partir de uma partição maior de 2TB precisa do
> mbr do gpt

    Como havia avaliado.  quem usa em servidores tanto faz, porque
  normalmente usa o disco de forma dedicada e o boot sempre irá
  acontecer logo apois a mbr ou gpt, uma vez o sistema operacional
  boot o resto é por sua conta.

> porém gpt não é 100% compatível com muitos sistemas BIOS padrão e requer
> EFI Bios, FreeBSD alega ter condições dar boot com qualquer BIOS

   Testei com uma placa antiga de um Atlhon XP e funcionou o boot com o
 freebsd utilizando todo o disco e com gpt.  Porém ao tentar fazer isso
 com outro sistema (Ubunto/ XP ou Seven ) dá pau ...mas o free continua
 inicializando o resto nem sinal.

> importa saber, esse limite de 2TB refere-se a partição de boot e não
> a outras partições ou raid
>
> mbr com o partition table padrão (antigo) suportou até 4 partições
> principais, agora gpt tem o limite de 128 ... dessa forma pode der agora
> um disco multiboot com todos os Linuxes, Windows e BSDs em um só
> disco :) (claro ... caso dão boot)

    Mais  uma vez para servidor utilizando o disco todo, não vejo a
  necessidade (IMHO) de mais de 6 parições (/ /usr /tmp /var /www e swap )
  mas alguem pode perguntar ... há eu uso samba e um banco de dados ...
  na minha concepção utilizaria discos diferentes para samba e o BD, pois
  traria mais perfomance do que tudo em um mesmo disco.

     Gostaria de opinões de quem usa, ou pretente usar sistemas desse porte
  para trocar mais ideias ....

     É um assunto no minimo intrigante, apesar de ficar meio OFF-TOPIC.
     Fica no mesmo nivel de usar SSD ou HDs.  Para desktop é um coisa para
   servidores é outra bem diferente.

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/GUID_Partition_Table

--
Nilton José Rizzo