[FUG-BR] Problemas com dual boot GPT e MBR

AT Matik IT asstec em matik.com.br
Quinta Abril 19 13:37:44 BRT 2012

Nilton Jose Rizzo wrote:

> [...]
> sector boundaries do not coincide with the 4 KiB logical blocks, clusters and
> virtual memory pages common in many operating systems and file systems. This
> is a particular problem on writes when the drive is forced to perform two
> read-modify-write operations to satisfy a single misaligned 4 KiB write
> operation. Such a misalignment occurs by default if the first partition is
> placed immediately after the GUID partition table, as the next block is LBA
> 34. The next 4 KiB boundary begins with LBA 40."
>
>   se eu entendi direito já há essa "transição" sendo feita e alguns HDs já

devo ter entendido errado porque vc falou em formatação, são duas coisas
diferentes, eu falei e entendi que vc também falou da formatação, vc
quem define o blocksize na hora da formatação

agora o tamanho de setores não é formatação, é a estrutura física do HD
e é imutável, vem da fabricação

>     Mais  uma vez para servidor utilizando o disco todo, não vejo a
>   necessidade (IMHO) de mais de 6 parições (/ /usr /tmp /var /www e swap )
>   mas alguem pode perguntar ... há eu uso samba e um banco de dados ...
>   na minha concepção utilizaria discos diferentes para samba e o BD, pois
>   traria mais perfomance do que tudo em um mesmo disco.
>
>      Gostaria de opinões de quem usa, ou pretente usar sistemas desse porte
>   para trocar mais ideias ....

é simples questão de tamanho, assim que vc tem um servidor com
20/30/40/50TB ou mais de HD, vc descobre a necessidade rapidão ... mais
provável porém que alguém te mata antes, enquanto seu sistema ainda roda
fsck :)

--

João Martins Eng. Resp. Suporte Técnico

Construimos Wireless Networks desde '97