[FUG-BR] Zabbix no Free é estável

Segunda Agosto 20 16:00:51 BRT 2012

Em 20/08/2012, às 15:41, Paulo Henrique - BSDs Brasil escreveu:

> [...]
> contudo a quantidade de plataformas no qual o agente está disponivel é
> baixo comparado a grande variedade.
> O zabbix só com SNMP, IPMI e RMON fica bom para obter o maximo dos
> equipamentos em conformidades com esses padrões, se a coisa for para
> algum lado onde tais padrões são ignorados acho que nenhuma das três
> opções terá chance de acompanhar.
> Pena que estamos discutindo somente NMS open sources, o IBM Tivoli é
> muito bom tambem, trabalhei em um ambiente que tinha ele quase toda
> configuração do equipamento é feita através dele.

Deixa eu falar. Acho essa discussão muito positiva, mas nem sei se realmente esse tanto de exigência ou conformidade está na mira de quem vai implementar esse Zabbix em questão...

De qq forma, algumas experiencias...

A FreeBSD Brasil já tirou Tivoli de uma grande empresa de produtos de higiene pessoal que agora pertence ao grupo hypermarcas depois que eles "foram as compras" após IPO na Bovespa. E não foi por custo que o Cacti entrou.

Ja tiramos solução da CA de uma grande construtora daqui (Mendes Junior), e ela rodou por meses sem problemas.

Por outro lado em um banco (BMG) entrou a solução da CA sendo que não havia requisito técnico a mais que eles cumpriam, mas o banco escolheu provavelmente (acredita meu gerente comercial) porque tinha "marca". Sim essas coisas ainda acontecem (hehehe obvio).

Ja tiramos HP OpenView da VALE, Mannessman, Cenibra Papel e Celulose, canal de TV a cabo da Sony (AXN), e claro apesar de ser também pelo custo, o cactizão customizado dava informações gerenciais que esses caras ou não davam, ou simplesmente custava "tempo e dinheiro demais" pra integradora configurar.

Em qualquer situação, voce fala de FCAPs, FMEA, FTA e tanto os comerciais quanto demais livres engasgam... prometem, mas na hora de pedir "me da um ambiente pra eu ver" normalmente a promessa cai por água abaixo.

Pior é quando a ferramenta poderia oferecer a solução, mas a equipe de integração (integradora IBM é boa nisso) não da conta...