[FUG-BR] Mais de controladoras... e reboots...

nervoso nervoso em unixarea.com.br
Sexta Janeiro 6 09:46:14 BRST 2012

Em Sex, 2012-01-06 às 08:40 -0200, Alessandro de Souza Rocha escreveu:

> Agora, caso for comprar um servidor novo numca compre IBM parador
> FreeBSD, fui num cliente instalar um para ser servidor
> banco de dados postgresql, a controladora reconhecia as vezes travava
> e por ai vai.

No meu caso, a solucao foi tirar a maldita controladora, e ligar os hds
na MB...
tudo funcionou desde entao..

Depois do ZFS,  o que importa é memoria e nao controladora...
minhas experiencias em hardwares:
1) dell com 8Gb de memoria 2 xeon 6cores (2.8Ghz)  controladora PERC6, 2
discos SAS 160BG 10000rpm preco: R$8000,00
2) Maquina montada, 16Gb de memoria 1 AMD 6 cores (3.2ghz), 2 discos 1TB
5400rpm... preco: R$2400,00

os dois com ZFS, mesma configuracao, só o postgresql.conf diferente no
parametro que indica memoria
do sistema...

Banco de dados=48Gb 780 tabelas, mais de 600 functions, 8000 temp
tables...

Resultado:
1) nas primeiras transacoes, o dell foi mais rapido... (os discos sas
fizeram a diferenca) primeiros 5 minutos....
2) nas demais, o AMD foi mais rapido ZFS, velocidade de cada core
fizeram diferença...
3) claro que em um join que percorre o banco todo, o dell é mais rapido,
mas isso somente ocorre em apenas 1% dos casos
    quando o cliente quer um relatorio consolidado anual por exemplo...
    para os 99% dos casos, venda, compra, emissao de NF, consulta de
transacao, consulta de cadastro,  resumo diario...
    o AMD é  mais rapido (claro, no primeiro resumo diario o dell
ganha...)
4) A diferença no tempo de resposta é de 4 a 5 vezes: tipo 1 segundo
para 5 segundos.. em ambos os casos,
5) O sistema faz muito mais acesso a disco no dell... por isso ele é
mais lento...

Algumas horas depois....
1) o dell travou a controladora... e precisou dar reboot
2) o AMD continua funcionando...

Conclusao...
1) memoria do sistema usado como cache do banco de dados, é melhor que
controladora inteligente...
2) ZFS tem uma performance incrivel, quando ele tem memoria para
trabalhar...