[FUG-BR] Migrando do Freebsd 8.xx para o 9

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Sexta Janeiro 6 11:33:26 BRST 2012

Caríssimos

Feliz 2012 à todos vocês e às suas famílias!!

Não vou escrever no fim do email (como seria o padrão) porque o que eu
gostaria de levantar relaciona-se a thread "atualização do 8.x para o 9",
mas sob um outro aspecto:
1) Obviamente se você só tem acesso remoto a uma ou mais máquinas, a
atualização deve ser feita seguindo algum procedimento, como o descrito em
http://people.freebsd.org/~rse/upgrade/freebsd-upgrade-8x-9x.txt (e que
parece ser muito didático). Entretanto, todos os pacotes devem ser
reinstalados (e muitas vezes, reconfigurados), o que não é um trabalho
desprezível.
2) Pode-se preservar as partições existentes no disco onde o 8.2 está
instalado, fazer-se um boot (via pendrive ou CD) com o 9 e fazer a
instalação no HD antigo (o que não é possível se fazer remotamente). O
resultado seria supostamente uma instalação limpa, sem resquícios da
anterior e incompatibilidade nos arquivos de configuração.

Como nos dois casos, a atualização implica em reinstalar todos os pacotes e
aplicativos, haveria alguma vantagem em se usar especificamente o primeiro
método, em detrimento do segundo (se eu estou tratando de uma máquina à
qual eu tenho acesso físico)?

Agradeço os comentários

Um abraço

Eduardo

2012/1/6 Rafael Aquino <rafael em lk6.com.br>

> OI,
>
> Eu ainda não usei esta última migração do ~rse, mas experimentei
> todas as outras, e todas foram 100% bem suscedidas, principalmente
> por possibilitar o upgrade remoto...
>
> Abraço!!
>
> Rafael Mentz Aquino
> LK6 Soluções em TI
> Rua Domingos de Almeida, 135 sala 1102
> Centro - Novo Hamburgo - RS
> (51) 3035-6997 - 9999-7030
> www.lk6.com.br

Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor Level 3
Dep. Quimica da Universidade Federal do Paraná
fone: +55(41)3361-3300
fax:   +55(41)3361-3186