[FUG-BR] RES: OFF: contato revenda de servidores

nervoso nervoso em unixarea.com.br
Quarta Julho 4 02:56:59 BRT 2012

Em Ter, 2012-07-03 às 15:38 -0300, Marcelo Gondim escreveu:

> Desliguei o servidor que era um Dell Poweredge da vida, se eu ainda
> me
> lembro, e levamos para a sala dos equipamentos da emissora. Quando
> liguei a máquina e ela me informou que não havia mais nada no raid 1
> eu
> quase enfartei. Mais de 3 dias de trabalho no ralo, é de chorar.
> Para minha sorte eu tinha algumas coisas salvas e 90% das coisas
> ainda
> estavam frescas na minha cabeça. Refiz o servidor e antes de desligar
> máquina, removi o disco espelhado... vai te catar que esse aqui
> [...]

Sim... neste caso v. teria o backup.  por que o HD era pequeno,
hoje com HD de 2TB nao da mais para ter backup.. e o ponto fraco
agora é a maldita da controladora DELL...

Em uma outra empresa (que tinha $$$$$$...) o cara comprou 2  servidores
dell poweredge
iguais, sistemas instalados... etc e tal..  so que um estava funcionando
e o outro desligado
de backup...  a empresa faturava na ordem del 50 mil por hora...
Batata... deu um pico de luz
e o servidor (que estava ligado...) parou..  claro que a controladora de
disco (a tal de PERC6...)
resetou e nao reconhecia mais os HD.  o backup, do dia anterior (com uma
carga horaria de
trabalho de 10 horas, sao 500 mil reais...)  Pega-se a controladora da
outra maquina e liga-se
na maquina de producao.. (as duas controladoras sao identicas...)
adivinha???
nao reconheceu os drivers...chama a dell (vem o "ténico"...) nova
controladora (do cara da dell)
e nada... telefona para o suporte da dell... Depois de reset do
firmware, reset do MB (outro MB), e apenas "6 horas depois..."
6 X 50.000 => 300.000 reais depois... o sistema voltou... porem aida deu
um monte de setores
logicos errados no filesystem... conseguimos copiar o banco para outra
maquina (que não dell é claro...)
por sorte.. mas pura sorte mesmo... o banco subiu...  e as dell???
Isso naquele tempo que a dell nao perguntava qual o sistema operacional,
por que HOJE se
v. disser que o sistema operacional é FreeBSD, o cara da dell diz que
nao da suporte e desliga
na tua cara...

No final formata-se tudo de novo... (as duas maquinas)... e o banco de
dados??? ficou no zfs na maquina montada...

Liçao:  Com uma controladora "inteligente"  sua empresa esta dependente
somente desta peça..
se ela pifar, tua empresa pára... e nao adianta ter outra igual do lado,
pois a controladora
"assina"  o  HD...  Se v. pegar outra controladora e ligar o HD da "uma"
ela estraga  os HD
(provavelmente, descarrega a memoria (sao 512Mb) em cima do novo HD,
destruindo o FS),
os HDs ficam perfeitos mas os filesystems ficam destruidos...   uma
verdadeira maravilha...