[FUG-BR] OFF: contato revenda de servidores

Antônio Pessoa atnpessoa em gmail.com
Sexta Julho 6 13:47:39 BRT 2012

2012/7/6 nervoso <nervoso em unixarea.com.br>:

> Pensa no seguinte:
> 1) a Dell ainda usa tecnologia de 5 anos atraz (ainda usa Xeon, quando
> deveria usar I7)....

Os processadores não são tecnologia de cinco anos atrás, eles são uma
linha para servidores e workstation avançadas e utilizam as
arquiteturas atuais da Intel nos seus núcleos, mas adaptadas para o
mundo corporativo. Isso vale para Dell, HP, IBM etc.

> 2) em UM ano ambas as maquinas estarao desatualizadas

Se bem dimensionadas, não. Alias, se bem dimensionadas vão durar mais
de três anos.

> 3) em 3 ANOS viraram sucata (tanto o dell como a maquina montada)

Tenho servidores Dell de dez anos de idade e que já foram os
servidores principais da empresa, hoje fazem trabalhos secundários,
mas estão ativos. Servidores HP com quatro anos e que receberam apenas
um upgrade de memória para atender a demanda que aumentou, mas dentro
do previsto.

> 4) quando pifar a controladora da dell (daqui a 2 anos), a dell demora
> dias até te repor a controladora

Nunca tive problemas com reposição de peças para demorar tanto tempo,
mas acredito que a contingência, quando bem planejada, pode dar conta
do problema. E mesmo que demore dias, uma controladora não precisa vir
direto da Dell, é comprar o modelo compatível com o slot usado e com
os discos, mas o mesmo pode acontecer com a máquina montada.

> 5) a controladora da dell so faz raid de DISCOS IGUAIS!!! (qual a chance
> de v. achar um disco igual daqui a 2 anos???)

Todas as controladores de qualidade que usei até hoje, só fazem RAID
com discos iguais. Isso falando de RAID por hardware.

> 6) se acontecer alguma coisa com sua maquina dell (e os discos ficarem
> perfeitos...) v. nao podera montar
>     os discos em outra maquina e continuar operando (coisa de 30
> minutos....)

Dependendo do caso pode. A questão aqui é compatibilidade de disco e
controladora (não precisa ser do mesmo fabricante, modelo, país de
fabricação, apenas compatíveis).

> 7) os discos SAS teriam vantagem ANTES de aparecer no mercado SATA 3 a
> 6BGbits/seg

Essa eu não entendi.

> 8) os discos SAS sao pequenos... o teu notebook tem mais HD que o
> servidor DELL???

O preço do GB do HD para servidor é MUITO maior que o para
desktop/notebook. Um HD para servidor tem um tempo de vida garantido
muito maior que um HD convencional. O HD convencional não foi feito
para funcionar 24x7x365 e sua performance é menor.

> 9) claro que a DELL tem uma solucao ótima (NAS=network attached
> storage), por "apenas" 50 mil dolares....
> 10) e finalmente, usando ZFS é voce que manda...

Gosto de ZFS, e muito, mas para RAID eu só confio em hardware. RAID 1, 5, 6 etc.

O hardware que se compra na loja não é o mesmo que se compra com uma
Dell, HP ou IBM. Não é só marca, existe pesquisa e desenvolvimento
nisso tudo também. Claro que existem preços salgados muitas vezes, mas
nesse caso é só questão de pesquisa.

P.S.: Não sou fornecedor, não estou defendendo Dell ou qualquer outras
marca, onde você leu Dell troque por qualquer outra marca de
computador decente.

--
Atenciosamente,

Antônio Pessoa