[FUG-BR] servidores

Antônio Pessoa atnpessoa em gmail.com
Sexta Julho 6 15:31:05 BRT 2012

2012/7/6 nervoso <nervoso em unixarea.com.br>:
> Eu ja testei muitos tanto dell como ibm, sun....
>
> tenho alguns pontos a considerar:
> 1) até a UM ano atraz, o negocio era HD rapido pois
>     os chips(pentes) de memoria tinham 2Gb, 4Gb de memoria
>     e era caros...
> 2) Com o lancamento de chips de 8GB (tem aqui na esquina....)
>     uma MB com 4 slots, tem 32GB, e no proximo ano vai ter
>     chip de 16GB o que totaliza 64GB de memoria...

Há algum tempo já existem módulos de memória de 32GB (dois anos,
acredito) e o preço tem caído bastante. Acredito que os de 64GB já
serão lançados (se já não foram).

> [...]
>     daria conta da coisa...
> 4) Posso ainda usar o parametro "cache"  do zfs e montar um disco
>     SSD pequeno=128GB para cache do sistema de 2TB.
>     Fiz um teste com um SSD de 64GB e fica muito rapido, da para ver
>     nitidamente que os discos de 2T quase nao sao acessados..
>
> Nao gosto de raids por hardware.. alem do problema dos discos iguais,
> tem o problema de fragmentacao...  Eu concordo que antes do ZFS,
> raid em controladora era uma boa opcao..  60Gb de memoria
> disponivel para o ZFS, acho que ele fica mais rapido que uma
> controladora de disco que tem "apenas"  256Mb (ou 512..).

Nesse caso realmente é uma questão de opinião. Eu confio em RAID por
hardware. Também não estou dizendo que RAID no ZFS não é confiável.
Apenas prefiro usar ele sobre um RAID por hardware. Para mim a
confiabilidade e performance são superiores.

> Nos primeiros acessos, pode ser que a controladora leve vantagem,
> mas depois, o ZFS domina..
>

> []
>
> Nervoso

Atenciosamente,