[FUG-BR] servidores

Sexta Julho 6 21:03:27 BRT 2012

Sobre a questão de disco, pelo menos nos storage IBM e EMC, eu tenho
certeza que você pode colocar um disco diferente, de maior tamanho.
o RAID vai ser definido com base no menor disponível.

Exemplo, seu array com 5 discos de 450Gb está com um disco danificado.
Você vai poder colocar um de 1Tb, porém será usado apenas 450Gb, o
restante será desprezado. O mesmo vale para o hotspare. Também o ideal é
que o disco seja a mesma tecnologia(SAS/FC/SATA, etc), já que também vai
rebaixar pelo mais lento.

Sobre a questão do "hard" RAID ou "soft" RAID, acredito que ao entregar
a tarefa de gravar os dados a uma CPU dedicada(a da controller), ao
invés de ter que criar mais uma camada de abstração no software,
ganha-se em velocidade, deixando a CPU da máquina livre para outras tarefas.