[FUG-BR] Ajuda com idéia de como montar um espelhamento de servidor para um loadbalance failover

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Segunda Julho 23 19:24:04 BRT 2012

Olá,

Quero montar uma redundância para um servidor com php/mysql/apache/etc.
O datacenter que uso, a softlayer, tem loadbalance entre datacenters.
Esse loadbalance pode operar de varias maneiras, carga, percentual,
roundrobin, etc, e failover.

Quero manter um server sincronizado com o outro, e em caso de falha, o
que fica sincronizando assume.

Como replicar o mysql eu já vi as opcoes e acho que vou fazer so
master -> master(readonly), aquele lance de fazer
2 masters com as pkeys intercaladas é meio bizzarro ao meu ver, ehe

Estou montando duas maquinas com o 9.1, 32G de ram, raid 10 e 1Gbit de lan.

Não sei é como fazer para sincronizar a area de arquivos estaticos do
apache, por exemplo, uma aplicacao, o sujeito se loga
e pode baixar alguns arquivos que outras pessoas subiram.

Tem alguma maneira de fazer isso com simplicidade e elegancia ? na
minha leiguisse
as opções que me vem em mente sao as seguintes;

- volume NFS
-----------------------
- nunca montei nem fiz, nao sei se é complexo ou nao ou se funciona
bem ou nao, a rede entre as maquinas para
sincronizacao sera de 1Gbit/s, arrays raid10

- rsync
----------------------
pelo que uso, o rsync teria que ficar sendo chamado a cada 3 min por
exemplo, eheh
nao seria la muito confiavel, mas no caso do rsync nao teria como
fazer melhor teria ?

- HAST (http://www.freebsd.org/doc/handbook/disks-hast.html)
Esse parece com o que preciso, mas é novo pelo jeito, alguem ja usou ?

Ja ouvi falar sobre outros metodos que sincronizao uma particao, nunca
fiz e nao sei se funciona
e/ou são confiaveis.

Se alguém puder dar alguma dica e/ou sugestão do que usar para fazer
esse "fs compartilhado", eu agradeço.

Saúde a todos