[FUG-BR] Upgrade de 8-STABLE para 9-STABLE

Marcel Bonnet marcelbonnet em gmail.com
Domingo Julho 29 23:09:51 BRT 2012

2012/7/29 Mario Lobo <lobo em bsd.com.br>:
> Gente;
>
> Estou precisando de algumas dicas. Estou querendo fazer esta migração
> via src. Só tenho 8-STABLE em todo canto mas resovi começar a mudança pelo
> meu desktop de casa. Todos são amd64. Já baixei os fontes do 9-STABLE e
> fiz a devida leitura do UPDATING mas a experiencia de todos sempre
> complementa com algo que não está lá.

Bom.
Mas não ficou claro se você leu, ou se não leu, se leu e não entendeu
algo, dos capítulos do handbook que trata da compilação e da
instalação de um custom kernel.

> Alguma recomendação ou cuidados especiais que eu deva ter com o make
> kernel/world? e a troca para clang? alguma casca de banana a prevenir?

É bom ver os arquivos de exemplo do source para chaves que possam ser
interessantes no make.conf

Não sei o estado atual do clang, mas até pouco tempo havia ports que
não compilavam perfeitamente. Talvez alguém tenha uma informação mais
claro do estado atual. É bom verificar, mas me parece que ele já
compila perfeitamente o kernel.

> Todas as minhas partições são MBR e alguns volumes são ext2fs. Isso pode
> ser problema?

Creio que não. também mantenho ext2 no disco.

> Eu estou no KDE 4.8.4 e qt 4.8.2 com os últimos drivers do site da
> nvidia. Devo esperar alguma bronca com a parte gráfica (que está 100%
> na 8)? e com os ports em geral?
>
> Honestamente nào queria mudar mas pelo que leio em todas as list que
> faço parte, já tá batendo forte a sensação de "ficar pra trás" com as
> mudanças, especialmente quando me aconselham a fazer um backport para 8
> eu mesmo se eu quiser aplicar um determinado patch de kernel/world.

Minha opinião pessoal é que essa não é a melhor tática para atualizar.
"Ficar para trás" é filosofia de windowseiro, sem querer ofender,
"pelamor de deus". Atualizar é preciso quando você requer alguma
funcionalidade nova, ou se for preciso para manter um estado
operacional da sua máquina. Ou outra razão, mas eu sugiro que você
tenha algum motivo que realmente faça o trabalho valer a pena "agora".
Eu tenho uma das máquinas que está há mais de um ano sem atualizar: no
ambiente em que ela está, e para a função que cumpre diariamente, não
tenho que me preocupar  - ainda - com patches de segurança, nem mesmo
com atualização de ports. Por isso, digo que para ela o trabalho de
atualizar ainda não vale a pena.

> Agradeço de antemão.

Se interessar, eu compilei informações básicas sobre o *hanbook* (cujo
estudo e revisão é altamente recomendado) e minha experiência nesse
sentido. Basta localizar o artigo em www.monovox.net.br  (* verifique
se algo mudou no hanbook, contudo).

Abcs e boa sorte.

> Abs,
> --
> Mario Lobo
> http://www.mallavoodoo.com.br
> FreeBSD since 2.2.8 [not Pro-Audio.... YET!!] (99% winblows FREE)

Marcel Bonnet
"No princípio era o caos... e no meio também."
www.monovox.net.br