[FUG-BR] FreeBSD nas nuvens: suporte oficial na Rackspace cloud ... finalmente!

Edson Brandi ebrandi em fugspbr.org
Terça Julho 31 10:59:09 BRT 2012

Bom dia Carlos,

Em 31 de julho de 2012 09:40, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola)
<cartoleba at gmail.com> escreveu:
> Por que os preços são dados por horas? São cobradas as horas em que o
> sistema está em uso ou basta estar disponível pra uso que já é cobrado?

Todos os provedores de serviços de cloud vão lhe cobrar apenas o que
você utilizar, mas entenda que utilizar para eles significa reservar
para você.

Por exemplo, quando você cria uma VM na Rackspace eles vão
alocar/reservar um % de CPU, uma quantia de memoria e uma area de
storage para a sua VM. Mesmo que vc de halt na maquina, enquanto ela
existir eles vão lhe cobrar por ela. O trafego da maquina é cobrado de
forma 100% variável, sendo que eles não cobram pelo trafego entrante.

De uma forma geral, se você precisa manter um servidor rodando 24x7
por ter uma demanda constante e previsivel, as soluções de cloud
computing vão sair mais caras que alugar um servidor físico dedicado.

Agora se você tem um ambiente com demanda variável, onde podem ocorrer
picos de demanda, o serviço de cloud pode lhe ajudar a atender essas
demandas sazonais e você ainda irá economizar.

No meu caso, como pessoa fisica, eu uso o serviço da rackspace para
testes rápidos, quando preciso fazer algum teste eu crio uma VM, uso
ela pelo tempo que for necessário e depois deleto.

Para aplicações que eu vou precisar usar outras vezes, mas que não
precisam estar disponíveis 24 horas por dia, eu salvo um snapshot do
disco da VM no sistema sistema de storage persistente deles (custa US$
0,10 por Gb armazenado por mês), e destruo a VM.

Quando preciso usar novamente eu simplesmente uso o snapshot para
subir a maquina novamente. Desta forma, meu custo quando não estou
usando o sistema é apenas o custo do storage.

Por exemplo, você pode aplicar a mesma analogia a um portal de
internet. Você pode alterar a quantidade de maquinas que vc tem
respondendo pelo o site ao longo do dia, aumentando ou diminuindo a
quantidade de servidores de acordo com a curva de audiência, isso
permite otimizar seu custo :)

A maior parte dos fornecedores disponibiliza sistemas para que você
possa automatizar esse processo de escalonamento da infra estrutura, e
você pode criar regras de negocio baseadas em consumo de memoria,
consumo de processador, conexões simultâneas, trafego de saída, tempo
de resposta, etc para determinar quando aumentar e quando diminuir o
numero de maquinas.

Outro uso bastante comum é pra construção de ambientes de redundância.
Você tem servidores dedicados em seu data center físico, e monta uma
estrutura minima na nuvem para espelhar seus serviços, essa estrutura
enquanto não estiver sendo usada vai ter um custo minimo (perto do que
seria necessário para ter um site espelho tradicional), e você
simplesmente aumenta os recursos provisionados se esse ambiente de
backup precisar virar seu ambiente de produção.

Dependendo do tamanho e das necessidades da sua operação, este tipo de
flexibilidade pode te gerar algumas dezenas de milhões de reais por
ano em economia.

> Qual a grande diferença prática entre uma hospedagem em Cloud e um shared
> host (que é o que uso hoje)? Vi que temos controle dinâmico sobre tamanho
> de disco, acesso de root e coisas assim. Tem algo diferente de uma máquina
> virtual numa estrutura compartilhada?   É que por computação em nuvem eu
> tenho um conceito de que é uma coisa mais independente de plataforma, tipo
> acessar aplicações na nuvem, independente de onde você está.

Para todos os efeitos ao contratar um serviço destes você tem em mãos
uma maquina virtual tradicional, sobre a qual  vc tem controle
completo, com acesso inclusive a console (usando vnc na maior parte
das vezes).

Na minha opinião um VM é sempre mais segura que um shared host, já que
vc não vai ter outros usuários compartilhando o sistema operacional
com você.

Como você consegue fazer tudo sozinho (podendo inclusive automatizar
muita coisa) a principal vantagem acaba sendo a agilidade que você tem
para provisionar novos recursos (permitindo a escalabilidade que citei
a pouco) e se adaptar a sua demanda.

No R7 nós fazemos uso pesado de cloud computing em complemento ao
nosso data center fisico.

Recomendo que de uma olhada depois quando tiver tempo nos materiais
abaixo, acho que vai ajudar a entender o que da pra fazer :)

- http://aws.amazon.com/pt/solutions/case-studies/r7/
- http://www.slideshare.net/rgaiser/r7-no-aws-qcon-sp-2011
- http://www.slideshare.net/llorieri/extending-piwik-at-r7com
- http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=28732&sid=97