[FUG-BR] - Expandir partições ZFS

Francisco Cardoso fricardo em bsd.com.br
Quarta Março 21 00:27:29 BRT 2012

Em 18 de março de 2012 20:09, Marcelo Gondim <gondim em bsdinfo.com.br> escreveu:

> Sim eu entendo mas da mesma forma que desse jeito você também acaba
> abandonando alguns recursos do ZFS.
> Só conheço um jeito de aumentar um pool ZFS e é adicionando um novo
> dispositivo ao pool sendo que como você adicionou o dispositivo
> numa camada mais baixa(controladora) acho pouco provável de você
> aumentar esse seu volume de uma forma tranquila e segura.
> Alguém tem mais alguma idéia para o Márcio?

 O que o Marcelo Gondim falou é fato, Se você faz o RAID na
controladora você perde diversos recursos do ZFS, já que o filesystem
foi pensado principalmente para adicionar confiabilidade no caso de
configurações de hardware sem muitos recursos. Ou seja, o ZFS faz o
que a controladora faria.

Mas nem tudo está perdido. O espaço extra deve aparecer se você fazer
uma das 2 opções abaixo:

1 - Exportar e depois importar o pool

2 - Setar a propriedade "autoexpand" do pool para on.

Leia  a man page do zpool(8) para saber como realizar essas tarefas.
Por exemplo, colo abaixo o trecho da man sobre o autoexpand:

The following properties can be set at creation time and  import  time,
       and later changed with the zpool set command:

       autoexpand=on | off

	   Controls automatic pool expansion when the underlying LUN is grown.
	   If set to on, the pool will be resized according to the size of the
	   expanded  device.  If  the device is part of a mirror or raidz then
	   all devices within that mirror/raidz group must be expanded	before
	   the	new  space is made available to the pool. The default behavior
	   is off. This property can also be referred to by its shortened col-
           umn name, expand.

Espero que ajude!

--

Francisco Ricardo