[FUG-BR] Modelo Proposta - Consultoria Servidores Firewalls/Proxy

Watanabe Anderson wataankaol em gmail.com
Terça Maio 8 11:40:30 BRT 2012

Pessoal,

Quando era admin na AmchamNet, fazíamos uma solução de firewall baseada em Linux, com kernel altamente customizado na versão 2.0.x. Todo o build instalado, girava em torno de 300Mb, incluso serviço de email com redundância em uucp.
Usávamos um hardware em gabinete de 2U, homologado de um único fornecedor e não abríamos mão disso.
O preço era alto, muito alto, tanto para o serviço quanto para o hardware, mas não me lembro agora e valor.
Em 2003, quando encerramos a atividade da AmchamNet, tínhamos um parque de 70 firewalls instaladas em diversas empresas (grandes empresas).
Hoje, a mesma solução de firewall ainda existe, com seus aprimoramentos, mas nem por isso, abriu-se mão de utilizar um hardware de extrema qualidade e confiabilidade. Isso por si, é responsável por no mínimo 50% de um bom trabalho. Os outros 50%, fica a encargo da experiência e competência de quem faz o serviço.
No entanto, em minha opinião, o mais difícil não é apenas fechar o valor de uma proposta, mas de convencer o cliente, que a aquisição de um hardware de qualidade pode determinar o nível de sucesso e satisfação, para quem implementa e para quem adquire o serviço.
E, recomendar um hardware de qualidade, não é tarefa fácil como muitos imaginam.
Para refletir.

Abraços,
Anderson.