[FUG-BR] FreeBSD 9.1 e VirtualBox - esse hardware suportaria?

Luiz Gustavo Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Segunda Fevereiro 11 13:03:40 BRST 2013

* Marcelo Gondim (gondim em bsdinfo.com.br) wrote:
> [...]
> - 1 VM com 1Gb de ram e um Debian de outro cliente que só faz envio de
> e-mail.
> - 1 VM com 2Gb de ram onde vai entrar um outro FreeBSD 9.1 servindo 2
> sites e envio e recebimento de e-mail. Pouco tráfego.
>
> Alguém que tenha um ambiente parecido sabe me dizer se com esse hardware
> suportaria legal as VMs ou eu teria uma grande perda na performance
> dentro das VMs?
> Sei que poderia ser feito em jails mas nesse caso eu preferiria usar o
> VirtualBox mesmo, porque vou praticamente clonar o ambiente de cada

Dae Gondim,

Sei que pode ficar meio "off-topic", já que indicarei linux ao invés de
freebsd :) Mas, como você tem 2 linux's para rodar nesse ambiente, eu
aconselharia a usar um esquema de container para esses linux e para o
freebsd uma vm em kvm (eu tenho usado o driver virtio do ports numa boa
com 8.x e 9.x).

Eu acredito que assim você aproveitaria muito melhor o hardware da sua
maquina e ainda teria folego para migrar mais "linuxers".

Eu tenho situações assim, onde tenho clientes que rodam linux e precisam
que sejam linuxers... container foi uma ótima escolha.

Eu tenho usado LXC com archlinux, você pode gerencia-lo na mão ou com a libvirt
(http://libvirt.org/) e com a gui virtmanager (remotamente)
(http://virt-manager.org/)

> Grande abraço à todos,
> Gondim