[FUG-BR] KNOBS

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Sexta Janeiro 25 17:51:46 BRST 2013

2013/1/25 Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br>:
> Para que facilitar se podemos dificultar, pelo visto o pessoal do FreeBSD
> esqueceu do termo "POLA" que é muito discutido no faq do projeto.

Muita calma nessa hora. O ideal é primeiro entender o que tá rolando
pra depois criticar.

> [...]
> com as opções dos ports mudou significativamente, e estou a 2 dias lendo as
> documentações de algo que pelo visto irá dar muita dor de cabeça e uma
> infinidade de trabalho a mais, para algo consolidado e eficiente.
> Segue as referências.
>
> https://wiki.freebsd.org/Ports/Options/OptionsNG
> http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/porters-handbook/makefile.html
>
> Alguém conseguiu comrpeender a documentação, pois estou tentando instalar o
> apache22 e a única coisa que consigo é a mensagem a abaixo.

O ports está sim movendo pro OPTIONSNG (thanks god), que é infinitamente
melhor que o método antigo. O progresso tem que chegar.

Sobre o apache, se você editar o Makefile dele, vai encontrar o bloco abaixo:

# stop users from using old WITH/WITHOUT parameters
.for opt in ${OPTIONS_DEFINE}
.  if defined(WITH_${opt}) || defined(WITHOUT_${opt})
BROKEN= WITH/WITHOUT parameters are obsolete. \
        The port use the new options NG framework. Please read\
        http://wiki.freebsd.org/Ports/Options/OptionsNG
.  endif
.endfor

Portanto, não culpe o OPTIONSNG por algo que foi uma opção do mantenedor
do apache, e que só se aplic ano port do apache.

Se você não gostou disso, achou que isso te prejudicou, manda um email direto
pro mantenedor (apache at FreeBSD.org) e questione o grupo sobre a razão disso,
pode ser que você receba uma boa explicação e tudo se esclareça.

Antes até de enviar o email, você pode gastar um tempinho e procurar a mensagem
do commit que inseriu essa verificação, normalmente os developers colocam
explicações e apontam pra links onde discussões ocorreram e histórias se
criaram antes de uma decisão ser tomada.

Segundo o UPDATING, essa alteração foi feita há mais de 4 meses:

20120902:
  AFFECTS: users of www/apache22, www/apache22-event-mpm,
www/apache22-itk-mpm, www/apache22-peruser-mpm,
www/apache22-worker-mpm
  AUTHOR: ohauer at FreeBSD.org

  The port use now the options NG framework, this means WITH_xxx
  directives are no longer valid.

  Additional:
  - APR only specific options like THREADS, MYSQL, PGSQL, SQLITE,
    BDB and IPV6 where removed.
  - PKGNAME has changed from apache-2... to apache22-2...
  - PROXY is now a MULTI directive which means at last one additional
    PROXY_(AJP|BALANCER|CONNECT|FTP|HTTP|SCGI) module is required.
  - CGI is only a valid option for MPM prefork, peruser and itk.

Ah, vi na thread o papo sobre pkgng, mas não devemos confundir uma coisa
com outra, optionsng é uma coisa, pkgng é outra.

[]s
--
Renato Botelho