[FUG-BR] [RESOLVIDO] Re: Signal 10, Bus error

Paulo Olivier Cavalcanti procavalcanti em gmail.com
Quarta Julho 3 19:23:48 BRT 2013

Aleluia! Depois de duas semanas de batalha consegui resolver...

Vou descrever a solução em duas histórias: a resumida e a longa.

1. A história resumida:

O culpado era esse cara aqui:

gtk-2.24.18                    Gimp Toolkit for X11 GUI (previous stable
version)

Bastou atualizar para a versão 2.24.19 que não deu mais problema.

2. A história longa:

Depois do Opera e do Firefox, o Chromium passou a travar também...
fiquei tão chateado com o FreeBSD que usei o Windows por três dias
(perdoai!, perdoai!). Ainda bem que sou um cara persistente, não tirei o
problema da cabeça. De memória, fui seguindo as pegadas de tudo o que
fiz nos ports nos últimos dias, mas não consegui me lembrar de nenhum em
particular que possa ter causado este transtorno. Percebi que as
aplicações KDE4 não travavam nunca, mas ainda assim não me dei conta do
que era, e a resposta estava na minha cara. Parti para a ignorância:
atualizei e compilei outro /usr/src para ver se resolvia. Nada.

Aí veio a pergunta: o que tem em comum nos três programas? Por que só
eles travam? Investiguei no Freshports e vi que o Opera, Firefox e
Chromium usam o GTK. O resto está na versão resumida.

Agora, por que o GTK travava esses programas nem imagino, não vi ninguém
com o mesmo problema que eu. Deve ser porque tenho mania de usar um
compilador para isso, outro para compilar aquilo etc. Essas mudanças
frequentes de compilador deve ter dado merda em alguma lib do GTK.

Enfim, tudo funcionando novamente. De agora em diante usarei apenas o
compilador padrão do sistema, a não ser que o port exija outro.

É incrível o que faz a persistência.

--
http://about.me/paulocavalcanti