[FUG-BR] [RESOLVIDO] Re: Signal 10, Bus error

Nilton Jose Rizzo rizzo em i805.com.br
Sexta Julho 5 10:12:37 BRT 2013

Em Wed, 03 Jul 2013 19:23:48 -0300, Paulo Olivier Cavalcanti escreveu
> [...]
> eles travam? Investiguei no Freshports e vi que o Opera, Firefox e
> Chromium usam o GTK. O resto está na versão resumida.
>
> Agora, por que o GTK travava esses programas nem imagino, não vi ninguém
> com o mesmo problema que eu. Deve ser porque tenho mania de usar um
> compilador para isso, outro para compilar aquilo etc. Essas mudanças
> frequentes de compilador deve ter dado merda em alguma lib do GTK.
>
> Enfim, tudo funcionando novamente. De agora em diante usarei apenas o
> compilador padrão do sistema, a não ser que o port exija outro.

  Paulo, eu ainda estou com problemas com os ports, note nao e o freebsd,
mas com os ports, justamente por que cada um compila com um treco diferente,
as vezes com clang, as vezezs com gcc 4.2.1 as vezes com gcc 4.6, e um
inferno astral!  Nesse fim de semana (passado) fiz uma instalacao do zero
para o freeBSD 10.0, pois a que estava com 9.1 começou a dar muitos
problemas, ja nao conseguia nem compilar o source zerado(removi o src e
fiz um novo svn) e alguns ports comecaram a gerar coredump direto (apos
uma atualizacao para a 25xxx, nao lembro qual era exatamente).

Decidi mudar, ja que precisava de algumas features do 10 (drm/drm2 e xorg 7.7)
entao parti para essa solucao, porem o blender nao funciona! Ele utiliza um
ports (graphics/openshadinglanguage) que necessita do llvm e no meio da
compilacao da um erro[1].  Sem contar com a trabaçheira toda de configurar
ports por ports...

Ainda tenho algumas dificuldades em compilar os ports, porque as vezes nao
fica claro o porque da utilizacao de uma determinada opcao em relacao a outra
um exemplo disso e o suporte a som.  Usar ALSA ou SDL ou JACK ou PulseAudio?
voce decide por um e na dependencia do mesmo port tem uma que so aceita um
deles.  Esta cada vez mais compicado manter um desktop funcional atualizado

ps.:  nao estou disposto a abandonar o FreeBSD, nem imagino a minha vida sem
ele, mas que esta cada vez mais complicado administrar essa montanha de ports
esta sim

Rizzo

[1]
[ 19%] Generating llvm_ops.bc.cpp
/usr/local/bin/llvm-as:
/usr/ports/graphics/openshadinglanguage/work/.build/liboslexec/llvm_ops.s:342:241:
error: expected instruction opcode
  %0 = call i32 @__cxa_atexit(void (i8*)* bitcast (void
(%"class.std::ios_base::Init"*)* @_ZNSt8ios_base4InitD1Ev to void (i8*)*), i8*
getelementptr inbounds (%"class.std::ios_base::Init"* @_ZStL8__ioinit, i32 0,