[FUG-BR] openbgp travando quando crio uma vlan

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quinta Abril 10 15:29:48 BRT 2014

> Rapaz,
>
> Olha sinistro viu. Fiz tanta coisa tipo primeiro eu fiz o famoso:
> ifconfig vlan6 create
> Olhei a FIB e nada havia mudado, no BGP também não mudou nada.
> Tentei rodar o /etc/rc e /etc/netstart e também não adiantou.
> Matei o processo do bgpd e reiniciei e nada.
> Nos logs também não vi nada
>
> Olha, não sei o que pode ser mas por essa eu não esperava mesmo.
> Outra coisa feia que tá dando também no FreeBSD 10 são as sessões zumbi
> que estão ficando presas no sshd. A conexão fica como CLOSED, não morre
> [...]

Gondim,

Tenho aqui um servidor rodando openbgpd e FreeBSD 10 (pre-release):

# uname -a
FreeBSD ibgp.xxxxxx.com.br 10.0-PRERELEASE FreeBSD 10.0-PRERELEASE #0
r260596M: Tue Jan 14 13:49:15 BRST 2014
root em ibgp.xxxxxx.com.br:/usr/obj/usr/stable-10/sys/GENERIC  amd64

 # pkg info | grep openbgpd
openbgpd-5.2.20121209          Free implementation of the Border
Gateway Protocol, Version 4

# bgpctl show
Neighbor                   AS    MsgRcvd    MsgSent  OutQ Up/Down  State/PrfRcvd
ibgp                   XXXXXX         50         34     0 00:06:45     60/100

Nesse ambiente, adicionar uma VLAN não me criou nenhum problema...

Depois atualizei o sistema pra o 10-stable:

# uname -a
FreeBSD ibgp.xxxxxx.com.br 10.0-STABLE FreeBSD 10.0-STABLE #0 r264261:
Thu Apr 10 14:46:42 BRT 2014
root em ibgp.xxxxxx.com.br:/usr/obj/usr/stable-10/sys/GENERIC  amd64

Criei outra VLAN com o opengbgp rodando e mais uma vez nenhum problema aqui.

Deve ter algum detalhe na seu ambiente que causa o problema, mas eu
não consegui replicar ele com uma simples instalação do openbgpd no
FreeBSD 10.

Você consegue replicar esse problema em outro computador ? Eu gostaria
de replicar esse problema localmente...

Att.,
Luiz
PS: No problema do SSHD você tentou setar a variavel
UsePrivilegeSeparation como 'no' no seu sshd_config ? É possível que
isso resolva o problema dos processos zumbies (embora não se trate de
uma solução e sim de um workaround).