[FUG-BR] Tentando atualizar o FreeBSD via svn

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quinta Abril 17 11:56:34 BRT 2014

On Qui, 2014-04-17 at 11:23 -0300, Eduardo Lemos de Sa wrote:
> Oi Pessoal

Opa, tudo bem? Vou só dar uns pitacos no meio do script pra não perder o
costume... :)

> Eu tenho encontrado um problema de reprodutibilidade para se fazer uma
> atualização: em uma máquina, eu rodo 9.2-STABLE  e em uma outra, estou com
> o 9.2-RELEASE. Em ambas, eu rodo um script que apaga as fontes antigas,
> roda o svn, faz o make buildworld, compila o kernel atual (MYKERNEL). Se
> nada dá errado, eu sigo com a instalação do kernel e faço o make
> installworld. O script é este:
>
> #!/bin/csh
>
> cd /usr/src

Já parou pra pensar que se o /usr/src não existir, o rm -rf vai ser
executado em outro diretório? Isso pode ser perigoso.

> cp /usr/src/sys/amd64/conf/MYKERNEL* ~
> rm -rf *
> cd /usr/local/etc/cvsup
> rm -rf *
>
> cd /usr/src
> rm -rf *

Teoricamente lá em cima você já removeu tudo, pra que remover
novamente :)

> # atualiza as fontes so sistema operacional FreeBSD
> cd /root
> #cvsup -g -L 2 stable-supfile
> svn co https://svn0.us-east.FreeBSD.org/base/stable/9 /usr/src

Toda vez você baixa o src inteiro novamente? um svn up já atualizaria no
caso de já existir.

> [...]
> cd ~root
> cp MYKERNEL* /usr/src/sys/amd64/conf
> cd /usr/src
> make buildkernel "KERNCONF=MYKERNEL" > & kernel.log
>

> Na máquina que está rodando a versão STABLE, não há erros ou problemas. Na
> máquina que está rodando a RELEASE, logo após a etapa em que as fontes
> antigas que estão no /usr/src são apagadas e o svn começaria a trazer as
> novas, eu tenho esta mensagem:
>
> svn: E670008: Unable to connect to a repository at URL '
> https://svn0.us-east.freebsd.org/base/stable/9'
> svn: E670008: hostname nor servname provided, or not known

Seu servidor não consegue chegar até esse servidor, isso você tem que
investigar se é por conta de algum bloqueio na rede, ou algum problema
de roteamento. Mas isso não tem relação com a versão ser STABLE ou
RELEASE, me parece um problema de rede.

--
Renato Botelho