[FUG-BR] BSD Magazine - PPPoE Concentrator Dual Stack!

Otavio Augusto otavioti em gmail.com
Quarta Dezembro 3 15:12:26 BRST 2014

Em 3 de dezembro de 2014 14:59, Renato Frederick
<renato em frederick.eti.br> escreveu:

> Blz Jean? E a questão do server-u para grandes pps? Sempre que vem a
> discussão filosófica "usar juniper/cisco/blablabla X PC" volta o pessoal a
> falar que chega o ponto que a arquitetura do PC abre as pernas, indiferente
> se está rodando bsd, linux, MikroBUG, etc...
>
> Não estou querendo fazer comparação entre o server-u X BSD e um cisco asr
> 9000 por exemplo, hehehe. Vamos jogar prá baixo, por exemplo, um 3945e[1],
> que o preço gira entre uns 20mil reais no mercado de usados, valor este que
> se for comparar com o datasheet do server-u 800, por 4490 reais, é bem
> [...]

O que falta para popularizar não é o serverU mas sim um hardware de
baixo custo que pode ser colocado em cima de torres, algo equivalente
a uma RB433AH, se tiver um hardware destes ai sim os provedores
comecariam usar.
pq no lugar do serverU quem quer usar FreeBSD pode montar um PC x86
como entrada até poder comprar um servidor decente como o
serverU.
Muitos precisam de pequenos roteadores para atender a demanda das
redes distruibuidas e o MK por enquanto é o que atende melhor a
necessidade de custo beneficio. Se não fosse o BugOS os Mikrotiks
seriam a solucao perfeita para muita gente.
Eu comecei a criar uma interface de administracao like Winbox para
freebsd mas parei por causa do hardware de baixo custo que não
encontra, as soekris e alix da vida ou são caras ou tem baixo poder de
processamento.
E o suporte do FreeBSD a RB433AH ou outras RBs equivalentes não está 100%.

--
Otavio Augusto