[FUG-BR] BSD Magazine - PPPoE Concentrator Dual Stack!

Evandro Nunes evandronunes12 em gmail.com
Quarta Dezembro 3 16:59:48 BRST 2014

> indiferente

> 3945e[1],
> que

> https://supportforums.cisco.com/sites/default/files/legacy/0/5/3/78350-white_paper_c11_595485.pdf

O que falta para popularizar não é o serverU mas sim um hardware de
> [...]
> Muitos precisam de pequenos roteadores para atender a demanda das
> redes distruibuidas e o MK por enquanto é o que atende melhor a
> necessidade de custo beneficio. Se não fosse o BugOS os Mikrotiks
> seriam a solucao perfeita para muita gente.
> Eu comecei a criar uma interface de administracao like Winbox para
> freebsd mas parei por causa do hardware de baixo custo que não
> encontra, as soekris e alix da vida ou são caras ou tem baixo poder de
> processamento.
> E o suporte do FreeBSD a RB433AH ou outras RBs equivalentes não está 100%.

renato o que voce chama de grandes pps? e que função você se refere?
firewall, ids, router?
cada vez mais eu vejo gente vindo para arquitetura mais parecida com PC e
deixando pouas funções com asics ou processadores específicos
veja por exemplo a palo alto metendo gpu e asics numa base de hardware
convencional
veja juniper metendo um cavium numa arquitetura até mais fraca que opções
da Intel no mercado mas colocando um processador trio pras finalidades
específicas

otavio seu ponto faz sentido para pops e outras coisas que não é o que o
serveru se propõe
não tem qualquer sentido apontar que um pc faz a mesma coisa, você me
indica um pc com 6 portas intel e 4 em bypass? ou com 6 portas igb e todas
as 6 em bypass? por menos de 3 mil reais?

agora para pop concordo que o que a RB433AH faz é bem específico
você não tem muitos concorrentes pra isso ainda mais nesse preço
nem sei se teria um concorrente fácil porque esse preço vem do volume
principalmente

nesse sentido não acho que falta um hardware pra concorrer com a rb pq não
precisa concorrer, o mercado gosta da caixa
o que precisa ai volto ao ponto que alguns ja indicaram é o pfSense e o
proprio FreeBSD continuarem amadurecendo e rodar em mais plataformas
MIPS-BE e ARM

ou seja um pfSense ou FreeBSD nessa mesma RB somado a um how-to de
concentrador pppoe como esse do Tiago na BSDMagazine e um esforço pra
padronizar isso, creio eu que resolva

agora percebo também que esse é um esforço tupiniquim
o mercado brasileiro gera retorno que justifique o pfSense fazer isso para
nós?

pq só tem nós
somos o maior emergente que consome pops com 802.11 e consegue ver
utilidade em uma board com 3 mini-pci pra enfiar um cartão atheros e
conduzir o negócio de internet

os resto do mercado relevante (leia-se eua e europa) provavelmente olha pro
pfSense com outros olhos, e não como alguém pra WISP

ou seja se vale o esforço só o pessoal do pfSense pra avaliar

mas acho que o caminho mais natural é o freebsd evoluir pra rodar bem
nessas arquiteturas
e não a arquitetura se adaptar ao freebsd rss

você compra a CPU Atheros que equipa essas routerboard por peso
por isso é possível ter um hardware tão barato

a mikrotik investe em mips, arm, e agora tilera
dão os pulos deles pra fazer o linux rodar e o routerOS rodar
cheio de bugs? com certeza, mas "é o que tem pra hoje"

por isso insisto, cade freebsd pra mips? pra arm está bem legal... cade
freebsd pra tilera?

ou seja o freebsd tem que seguir evoluindo nessas archs

os commiters da lista devem saber se esses 2 milhões que a foundation ja
arrecadou esse ano, o quanto desse esforço está destinado a financiar
melhorias em mips e arm por exemplo