[FUG-BR] Dump com snapshot em partição journaled

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Sexta Março 28 12:10:39 BRT 2014

Em 28/03/14, Renata Dias<renatchinha em gmail.com> escreveu:
> Bom dia !
>
> Preciso realizar o DUMP de algumas partições "journaled", conforme abaixo:
>
> /dev/ada0p2 on / (ufs, local, journaled soft-updates)
> devfs on /dev (devfs, local, multilabel)
> /dev/ada0p4 on /tmp (ufs, local, journaled soft-updates)
> /dev/ada0p5 on /usr (ufs, local, journaled soft-updates)
> /dev/ada0p6 on /var (ufs, local, journaled soft-updates)
>
> Pelo que já pesquisei e li na Internet, não é possível gerar o DUMP com
> snapshot. Algumas pessoas inclusive desativaram o "journal" através de
> single user.

> [...]

Olá Renata,

Até onde eu sei até agora não faz mesmo, eu precisei desligar o
journal nas partições que precisam de backup, paciência, o backup
automático pra mim é mais importante. O journal nem faz tanta falta
assim já que o fsck roda em segundo plano, na prática dá quase na
mesma, pode ser que fique algumas coisas para arrumar no próximo boot,
mas no journal isso também ocorre, sem o journal o dump funciona de
boa.

Para desligar ele precisa ser em modo solteiro (single) e com o SA
desmontado, é muito empenho desligar só pra tirar o backup, na minha
opinião não compensa o esforço.

O problema é esse mesmo, snapshot (que por si também é uma ferramenta
interessante). Eu queria saber se o journal sem o softupdate funciona,
o problema é que ele dizia que não conseguia recuperar e fazia a
verificação completa, sem chance deixar assim, na segunda vez
desliguei ele.

Se for desativar o journal não esqueça de remover o arquivo que ele
põe lá na raiz (.sujournal), ao ligar novamente ele pode acabar se
enganando com a situação real, embora no BSD nunca tenha tido
problemas (se ele perceber algo errado faz fallback pro fsck completo)
no Linux eu perdi uma partição inteira assim (ext2/ext3).

Ah, em tempo, não é uma boa ideia vc deixar a raiz com softupdates,
enquanto está tudo bem não tem problema, mas em caso de falha (em
geral inconsistência) você pode não conseguir montar o rescue, nada
grave mas não compensa o trabalho de ter que bootar por fora só pra
passar o fsck nele.

[]'s