[FUG-BR] O instalador do FreeBSD 10.0 é péssimo

Celso Viana celso.vianna em gmail.com
Domingo Março 30 17:25:45 BRT 2014

> Muito obrigado,
>      João Rocha.

> "Sempre se apanha mais com as menores besteiras. Experiência própria."
>
> http://jgoffredo.blogspot.com
> goffredo at gmail.com

Concordo com o João: o novo instalador do FreeBSD é muito menos
flexível do que o antigo sysinstall; na minha opinião o sysinstall
tinha mais a "cara" do FreeBSD... a nova interface é, digamos, bem
grosseira... não tem aquela "finesse" característica do FreeBSD...
cheia de detalhes, intuitiva, etc. Hoje quando preciso fazer uma
instalação, prefiro fazer com velha e boa linha de comando. Quando o
novo instalador foi adotado, imaginei que nas versões subsequentes o
mesmo seria "afinado", tornando-o mais amigável. Uma coisa que senti
falta e achei estranho com o novo instalador foi que o mesmo não cria
o arquivo /etc/hosts com os dados fornecidos ao se configurar a rede;
simplesmente tem um arquivo de exemplo em /etc, que tem-se que alterar
manualmente. Eu achava que a mudança ia ser uma coisa fenomenal, pois
a expectativa é que o que era bom ficaria ainda melhor. Enfim: na
minha opinião foi um retrocesso no quesito usabilidade.

--
Celso Vianna
BSD User: 51318

Palmas/TO