[FUG-BR] Problemas com atualização via pkg

Renato Sousa rensousa em gmail.com
Segunda Fevereiro 2 10:16:21 BRST 2015

Olá Renato!

Sim!!! O /usr/ports/UPDATING deve sempre ser consultado e confesso a você
que desta vez negligenciei isso :(
Mas ainda assim, notei alguns problemas nessa atualização.  Vou dar um dos
exemplos.
Ao rodar pkg upgrade, vi que um dos programas marcados para atualizar era:

postfix-tls: 2.11.1_4,1 -> 2.11.3_3,1

Não confirmei o pkg updrade e resolvi atualizar os softwares gradativamente
com pkg install:

# pkg install postfix-tls

Após a atualização concluida, fui dar um restart no server:

# /usr/local/etc/rc.d/postfix restart
Shared object "libpcre.so.1" not found, required by "postfix"
Shared object "libpcre.so.1" not found, required by "postfix"

Analisando os softwares que o pkg upgrade queria atualizar, vi o pcre:
pcre: 8.35_1 -> 8.35_2

Atualizei o pcre e o daemon subiu.
Diante disso pergunto:  O gerenciador de pacotes pkg não deveria ter
previsto que a atualização do postfix dependeria da atualização do pcre ?
Será que estou atualizando os softwares de uma forma a deixa-los
inconsistentes ?

Abraços,

Renato