[FUG-BR] Hardware para cache

Terça Janeiro 13 20:19:18 BRST 2015

Eu não vejo necessidade de RAID em um pool de discos para cache:

Você pode mandar o thunder, ou o squid, ou seja lá o que for usar,
gravar em vários discos isolados paralelamente. Se puder usar raw
device, melhor ainda.

Qual a vantagem em ter redundância e ocupar um canal da controladora
SATA/SAS para fazer RAID? Explico abaixo:

Imagina o cache do youtube: hoje o video top é "o escândalo da
petrobrás". daqui a 10 dias o video top vai ser "a conta de luz
aumentou". é Muito dinâmico o cache de web, de torrent, etc....

Então, em um caso de catástrofe, trocar o(s) disco(s) que queimaram e
deixar o próprio "ecosistema" da internet repopular o cache **em minha
opiniao** é melhor do que trocar o disco e ocupar a máquina para dar
rebuild no cache.
Imagina lá que você tenha, sei lá, 2TB de dados em 5 discos. Se um
queimar, esta pequena parcela que perdeu em sei lá, 1 ou 2 dias de
navegação já completou. E a máquina ficou 'rápida o suficiente para
atender os outros usuários.

Claro que o disco de instalação do sistema deve ter um RAID.

Se o orçamento permitir, olha a linha low end de storages da Dell, você
pode fazer uma mescla de alguns discos SSD e o resto SATA ou SAS. O
storage é inteligente para jogar no SSD dados mais acessados. E você
ainda pode compartilhar este storage para vmware.

Não é tão caro como um EMC e nem tão ruim como um IBM(opinião
particular) e você ainda fica preparado para o futuro.

Abraços