[FUG-BR] Modificando o Layout do Teclado no FreeBSD-10.3 Release

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quarta Agosto 10 15:31:21 BRT 2016

Prezados

Ainda estou tentando configurar o notebook para rodar o FreeBSD
10.3-RELEASE amd64. Ainda nao testei a saida de video pela porta HDMI
porque nao estou conseguindo encontrar um projetor livre. Enquanto isto,
estou tentando configurar o teclado para acentuar corretamente no ambiente
X.

Eu tentei copiar o xorg.conf que eu usava nos desktops, mas nao funcionou.
Principalmente, desconfio eu, porque os desktop tinham um teclado ABNT2
(105 teclas) e o notebook tem um teclado de 76 teclas somente. O que eu fiz
foi colocar estas linhas no xorg.conf (apos apagar as linhas relativas ao
teclado):

Section "InputDevice"
    # generated from default
    Identifier     "Keyboard0"
    Driver         "keyboard"
    Option         "XkbModel" "abnt2"
    Option         "XkbLayout" "br"
EndSection

A acentuacao nao funcionou e ainda por cima a "/" desapareceu.

Depois, procurei um arquivo .Xmodmap que contemplasse a acentuacao para o
portugues. Ateh encontrei um, porem, ele acentuava, mas a "/" nao existia e
eu nao consegui fazer o ccedilha.

Finalmente, consegui resolver parcialmente o problema colocando no .xinitrc

setxkbdmap -option compose:lwin

com isto, eu faco a composiçáo de teclas (como voces podem ver) usando a
tecla esquerda do windows. Porem, é trabalhoso escrever um texto usando
este procedimento porque fica muito demorado.

Por favor, alguem tem um arquivo .Xmodmap adaptado para um teclado de 76
teclas ou alguma outra sugestao de como tornar a vida "um pouco mais facil"

Obrigado pela atencao

Edu

Em seguida, o xorg.conf que estou usando atualmente

Section "ServerLayout"
    Identifier     "X.org Configured"
    Screen      0  "Screen0" 0 0
    InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
    InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
EndSection

Section "Files"
    ModulePath   "/usr/local/lib/xorg/modules"
    FontPath     "/usr/local/share/fonts/misc/"
    FontPath     "/usr/local/share/fonts/TTF/"
    FontPath     "/usr/local/share/fonts/OTF/"
    FontPath     "/usr/local/share/fonts/Type1/"
    FontPath     "/usr/local/share/fonts/100dpi/"
    FontPath     "/usr/local/share/fonts/75dpi/"
EndSection

Section "Module"
    Load  "glx"
EndSection

Section "InputDevice"
    # generated from default
    Identifier     "Keyboard0"
    Driver         "keyboard"
    Option         "XkbModel" "pc76"
    Option         "XkbLayout" "br"
EndSection

Section "InputDevice"
    Identifier  "Mouse0"
    Driver      "mouse"
    Option        "Protocol" "auto"
    Option        "Device" "/dev/sysmouse"
    Option        "ZAxisMapping" "4 5 6 7"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier   "Monitor0"
    VendorName   "Monitor Vendor"
    ModelName    "Monitor Model"
EndSection

Section "Device"
        ### Available Driver options are:-
        ### <percent>: "<f>%"
        ### [arg]: arg optional
        #Option     "Accel"                  # [<bool>]
        #Option     "SWcursor"               # [<bool>]
        #Option     "EnablePageFlip"         # [<bool>]
        #Option     "ColorTiling"            # [<bool>]
        #Option     "ColorTiling2D"          # [<bool>]
        #Option     "RenderAccel"            # [<bool>]
        #Option     "SubPixelOrder"          # [<str>]
        #Option     "EXAVSync"               # [<bool>]
        #Option     "EXAPixmaps"             # [<bool>]
        #Option     "ZaphodHeads"            # <str>
        #Option     "EnablePageFlip"         # [<bool>]
        #Option     "SwapbuffersWait"        # [<bool>]
    Identifier  "Card0"
    Driver      "radeon"
    BusID       "PCI:0:1:0"
EndSection