[FUG-BR] FreeBSD 11 e vlans

Terça Setembro 27 11:27:22 BRT 2016

> Pelo que Patrick passou o pessoal de desenvolvimento dos drivers das interfaces testadas não conseguiram simular em bancada o que acontecia conosco.
> Tudo pode influenciar quantidade de PPS, tráfego, característica de acesso. Coisas que o iperf não conseguiria simular.
> Nós estamos atualizando nosso Firewall aqui em Araruama para o FreeBSD 11, nosso tráfego aqui já bate mais de 3Gbps mas não temos um cenário com vlans em nossas cidades.
> Vamos ver como que vai se comportar.  :)

Eu também não consegui simular, mas foi possível observar a mudança de comportamento entre versões do FreeBSD. Testamos com redes Chelsio e Intel para garantir que não fosse driver de rede ou mesmo qualidade de hardware. Em bancada gerei, eu e um outro colega da FreeBSD, testes em volume muito maior, em pps e bps do que o Gondim tinha, e o problema não se repetiu.

O Pavel, mantenedor dos drivers Chelsio tambem testou em bancada e não conseguiu reproduzir. Enfim, pode ter a ver com equipamento, distancia de enlace, fibra, frequência dos pacotes, fatores diversos que só em produção aconteceu. Mas sendo comportamento claramente diferente entre FreeBSDs e entre Juniper, fica evidente alguma regressão. Felizmente é bem específico, em diversos outros cenários tudo funciona e responde bem inclusive com carga maior.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800