[FUG-BR] Parada

Terça Janeiro 10 23:49:56 BRST 2017

Em 10 de janeiro de 2017 23:29, Otacílio <otacilio.neto em bsd.com.br>
escreveu:

> Pessoalmente acho que o futuro é sombrio. Desenvolver sistemas
> operacionais não é mais um tópico quente como foi no passado.
>
> []'s
> -Otacílio

Pessoal, mesmo sendo quase um assunto para a chat, ao menos vamos respeitar
as regras de sem top posting.

Na minha opnião, pode até parecer mas a realidade pode ser um pouco oposta
do que a apresentada na midia "especializada".
No Brasil constantemente aparece sangue novo aqui na lista e até mesmo na
#FreeBSD-BR @ FreeNode.net, é menor do que a frequência que acontece com o
linux, sim, porém é meio que um filtro seletivo, lembro do Irado comentar
que o Unix/BSD ser muito amigável só que seletivo quanto as amizades, o
"sangue novo" que eventualmente aparece são aqueles usuários de linux que
já se cansaram de how-tos no qual não se aprende nada, apenas replica e
partiram par mudanças drásticas no quesito de realmente querer saber o que
acontece por trás e não aceitar as coisas da forma que lhes são impostas.
Sou meio que uma das exceções quanto ao fator motivacional de hoje ser um
usuario FreeBSD, porém não muito longe dessa linha apresentada.
Pessoas interessadas em escrever para um sistema operacional sempre haverá,
aqui no Brasil não muito, mais lá fora sempre surge uma ou outra novidade
que faz o linux e muitos Unix trademark ficarem com inveja, tipo algo como
Whatsapp e Netflix.
E no que tange a segurança da informação, é fato que hoje o profissional
tem que ter em algum momento usado pelo menos o FreeBSD e o OpenBSD e o
impressionante TrustedBSD Framework, não é desmerecendo os demais sistema,
com uma ressalva principalmente para o Plan 9 ( estou gostando muito de
brincar com o RIO :D ), é que as vezes aparecem intusiastas interessados em
refinar ainda mais o estado de arte no quesito a segurança dos sistemas.
Como dizem, o importante não é fazer muito, mas o pouco que se faz ser
definidivamente o melhor que se pode fazer, e isso os BSD fazem já a 23
anos sempre sendo os projetos de sistemas operacionais open-sources com o
menor time de desenvolvedores, e com as tecnologias de maior impacto, seja
em perfomance, segurança, integridade, reciliência, estabilidade ( coloca
aqui alguns outros adjetivos pois a minha lista acabou ) .

Abraços e relaxa, sempre haverá pessoas que procuram o estado de arte e não
o dinheiro ;)

Att. Paulo Henrique.

--
:UNI><BSD: