[DOC-BR] Retomada de trabalhos.

Fabricio Bortoluzzi bortoluzzi em gmail.com
Quarta Julho 1 11:23:22 BRT 2009

Olá Jean,

2009/7/1 Jean Milanez Melo <jmelo em freebsdbrasil.com.br>

> [...]
>
> Fico feliz que estejam retomando o projeto, dessa vez irei ajudar no que
> for preciso, mas nao posso assumir o compromisso de ajudar na traducao
> por questoes de tempo.
>
> Gostaria de dar meu pitaco nessa discussao. Eu nao sei quantas pessoas
> participaram do projeto de traducao da outra vez, de quem eu lembro (de
> quem se prontificou agora) foi so o Brandi. Como o Brandi e os outros
> lembram nao é uma coisa nada trivial, existem regras a serem seguidas
> para poder commitar isso no projeto. Sugiro fortemente que leiam a
> documentacao no doc.fug.com.br e treinem antes.

Realmente, é uma pena que seja complicado. De repente as regras acabam por
espantar as pessoas que se prontificam a documentar e que não possuem
experiência :)

Eu estou lendo o material citado, incluindo o primer. Não posso garantir a
mesma qualidade do original, ainda mais porque vou trabalhar com diversas
pessoas que entendem razoavelmente inglês, mas vou tentar chegar a isso.. oO

> Ao contrario do que voces discutiram nao acho que traduzir o website
> seja o caminho primario. O ideal é traduzir o FAQ, depois o handbook e
> entao voces escolhem depois o que querem traduzir, seja site, outros
> doc, etc. A forma mais facil de atrair novos usuarios sao com os
> documentos oficiais mais utilizados pelo projeto, que sao FAQ e
> handbook. Traduzir site agora na minha visao é perda de tempo e esforco.

Pois é. A minha motivação para traduzir o site antes é porque ele é menor e
porque desde... sempre! nunca existiu a versão traduzida :) É legal visitar
o site e encontrar as informações em idioma nativo. Melhor ainda se o site
conduzir a leitura do FAQ e do Handbook no mesmo idioma.

> Fica minha sugestao.
>
> Boa sorte a todos.

Obrigado!
[]s