[FUG-DF] new.

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Sexta Junho 29 16:34:48 BRT 2007

Cara, nem lembrava que a lista existia de tão inativa que ela andou...

Eu tenho um note com placa de video ATI Xpress 200M e posso te dizer: o
suporte para ela é fraco. Só consegui em modo Vesa usando 1024x768, só que
meu monitor é widescreen, o que me decepcionou. Aceleração 3D então,
esquece. Só que esse é um mal que atinge não apenas o FreeBSD, já que é uma
pala com o Xorg mesmo. Só consegui configurar direitinho com um Ubuntu
7.04(Fedora 6 também não rolou e o 7 nem testei), por conta da placa
WiFi que é
uma RaLink. Não consegui (não tentei muito também) colocar ela para rodar no
Free. Como não consegui um bom resultado com o video não tentei muito.

Mas antes disso, eu tinha um note p4 2.4 com 1gb de ram, hd de 100gb, placa
de som e tudo, e funcionava direitinho. Mas nesse caso era uma placa de
video SiS não lembro qual, complaca de som e rede realtek, sem wifi.

Enfim, não conheço seu note, mas a probabilidade que funcione ok é grande.
Pode ser que vc fique chateado apenas com limitações em relação à placa de
video... se ela fosse nVidia, ia funcionar redondinho...

O FreeBSD é muito mais focado em funcionar em Servidores, então não se dá a
devida atenção a esses detalhes - som, video, etc - que se dá em outros
sistemas que focam mais em desktop como o Linux e o Windows.

Posso dizer que em todo o servidor onde já coloquei um FreeBSD, todas as
unidades DAT funcionaram corretamente, todos os RAID SCSI também, a rede
sempre funcionou ok, e às vezes que travou alguma coisa, foi só um serviço,
o servidor nunca caiu. Consegui um uptime de 1 ano numa boa - foi quando
fiquei 1 ano sem atualizar, por isso não tinha rebootado - mas como a
máquina não estava exposta, não me preocupei mesmo em atualizá-la. A culpa
nesse caso foi minha, hehehe. Já ouvi falar de máquinas com FreeBSD com
uptime de mais de 2 anos, mas nunca vi ou tentei fazer isso.

Eu ponho minha mão no fogo pelo FreeBSD em servidores, mas sei muito bem que
pode ser um tanto quanto trabalhoso tentar colocá-lo como estação desktop...

Um abc