[FUG-RJ] [TOTALMENTE OFF] Mecanico na Tijuca ;)

Segunda Janeiro 25 13:17:09 BRST 2010

Você quebrou o record de off-toppic. rs

Sugiro a verificação junto ao DETRAN quanto à documentação, o
número de série do carro, placa, multas etc. Algumas concessionárias
não fazem a transferência de nome para eles, e tem vezes que o
dono do carro dá baixa. Conheço duas pessoas que deram baixa no
carro assim, uma envolvendo concessionária e outra envolvendo uma
pessoa física, que acumulava multas.

Uma é, quando estiver testando o carro, entrar no posto do DETRAN
com ele. Se o vendedor tiver uma síncope, um ataque cardíaco,
ficar pálido ou algo assim, tem algo de errado com o carro. rs

Eu me lembro que existia uma oficina que testava gratuitamente
os amortecedores, mas faz muitos anos isto. Dê uma ligada para
grandes redes de oficinas para saber se fazem algo assim.

Não teste o carro em dia de chuva, só em dia de sol. A chuva
mascara os ruídos. Ruídos estranhos podem indicar carro batido.

Pode fazer o teste de amortecedor fazendo o carro mover-se na
vertical. Chegue perto de cada roda e empurre contra o chão e solte,
empurre contra o chão e solte, na freqüência de ressonância. Depois
pare. O carro não pode fazer mais do que um ciclo e meio depois que
se termina o estímulo.

Pergunte ao vendedor se o carro tem algum problema. Se possível,
(Modo paranóico) grave a conversa com o vendedor sem ele saber.
Pergunte em nome de quem está o carro, se da concessionária ou
do dono anterior. Um vendedor honesto deveria dizer qualquer coisa
de errada que possa ter.

Pergunte quando foram feitas trocas de óleo, limpeza de radiador
etc. Leve uma lista co que perguntar e o que testar. E como manda
a Lei de Murphy, vai esquecer de algo mesmo assim.

Procure por deformações e soldas estranhas. Se todas as portas e
tampas abrem suavemente. Pode usar fita métrica para medir as
distâncias entre rodas, entre roda e farol, entre roda e para-choque
etc. Existe o teste do ima, para saber se tem plastic em algum lugar,
o que indica ferrugem.

Isto é o que me lembro por enquanto.

Boa compra,
    João Rocha.

PS: Conheci uma garota que sacava de mecânica de carros. Ela fez
curso de mecânica de caros no LAMAT (Laboratório de Máquinas
Térmicas) da UFRJ, se não me engano. Ela disse que cansou de ser
enganada por mecânico de rua. Resultado: um dia ela ajustou o
ponto do motor do carro de um amigo no estacionamento, quando
ela ia pegar carona com ele. Ele falou que o motor estava fora do
ponto, então ela resolveu ajustar antes. Foi do tipo "Abra o capô."...
Mexe, ajusta etc... "Isto é o melhor que posso fazer sem os instrumentos."
Ele falou que o motor ficou no ponto.

goffredo em gmail.com