[FUG-BR] RES: RES: Fwd: [PSL-DF] Aprovado parecer que regulamenta as profissões de analista de sistemas e técnico de informática

Patrick Tracanelli patrick.genoma em fcav.unesp.br
Sexta Março 7 11:22:24 BRT 2008

> [...]
> anarquismo e entender que bagunça e anarquismo são coisas diferentes.
> Se determinda atividade, livre, sofre regulamentação, esta passa a ter
> todos os grilhões que a lei determinar. Pensando-se  em controle, tem
> que haver regulamentação; mas do ponto de vista jurídico é claro que
> não é necessário. Um indivíduo se propós a fazer um serviço qualquer a
> você, não deu conta, levou seu dinheiro, deixou despesas com a mer...
> dele. Pode ser qualquer serviço, entre na justiça e, passados vários
> anos, receberás sentença favoravél(o que não significa resarcimento).

Oi Olavo, concordo com quase tudo mas ja te adianto que as pessoas nao estao
preparadas para essa discussao. Vou comecar pelo que discordo, que SL seja uma
revolucao anarquista. Aprendi com pessoas que admiro que revolucao nao e uma
palavra boa e normalmente nao reflete o que queremos dizer. Na ciencia temos
a evolucao (estou escrevendo esse e-mail de um Darwin, fork do freebsd de 8 anos),
temos o outlier, a observacao que se diferencia da media e temos as singularidades
que normalmente geram os pontos de nao retorno. A revolucao presume destruir e
descartar o que havia construido ate entao, presume o conflito, subir o novo
sobre os escombros necessarios do velho, e nao e disso que vive a boa ciencia ou
a computacao. Ao contrario, nos honramos os ombros dos gigantes sobre os quais
nos apoiamos para enxergarmos mais longe. Tambem nao acho que anarquismo e
bagunca sejam coisas diferentes, ordem e bagunca, entropia desregulada, nao
descrita ou descrita de forma probabilistica e uma bagunca boa, o software livre
tem anarquia, tem bagunca, e principalmente tem regras espontaneas que as pessoas
concordam e seguem pq querem, nao pq sao forcados. E os que discordam criam seus
outros projetos, do 386BSD pro NetBSD e pro FreeBSD. Nao gostou do NetBSD? Do
NetBSD pro OpenBSD entao, do Free BSD pro Darwin. O mais belo em "FreeBSD" eh
o Free, como o mais belo em OpenBSD tambem e o prefixo. O sufixo determina a
ontologia, a qualidade daquele Unix e o que ele representa. E se ha o que ele
representa, uma ontologia de referencia, entao nao cabe evolucao mas honrar
o passado e nao buscar deixa-lo em escombros, e evolucao e continuidade mais
que revolucao.

Cara, eu sou filho do homem que processou o CRQ-SP pq estava condicionando
os funcionarios da fabrica de suco que ele supervisiona a qualidade, a
estarem associados e pagarem mensalidades pra poder trabalhar no laboratorio
de quimica e testar a qualidade do suco. Pessoas muitas vezes no comeco da
carreira, tecnicos em quimica forcados a pagar um tipo quase tao ruim de
sindicalismo, que e o conselho regional de quimica. Meu pai brigou por 2 anos
e deu emprego irregular sob o ponto de vista do CRQ, pra mais de 18 pessoas
sem exigir que eles se cadastrassem no CRQ. Pra vir um monte de vagabundo
sindicalista querer criar um conselho profissional de informatica. A gente
se auto-regula. Pode nao ser com a mesma organizacao que o ACME ou IEEE dos
engenheiros eletricos nos EUA mas a gente se vira bem sem precisar entre nos
ter quem dite ordens e defina regras pros outros cumprir. Principalmente as
regras impostas sob uso da forca e da violencia. As que coagem o trabalhador
e o impedem de trabalhar por nao ser um profissional registrado no conselho.
Isso e bandidagem pura. Um homem forcar outro a se associar pra ter liberdade
de trabalhar.

Por isso concordo com voce, o que pra mim e facil, concordo com o professor
Cassantos tambem, que do alto de sua experiencia e beleza de seu sarcasmo e
ironia inaugurou a thread e foi ignorado. Pq a mulecada (ok eu estou nessa
idade mas discordo) acha que precisa ter cabresto e por cabresto. Vao ter que
se fod** na vida pra vir aqui ver como os mais experientes que tinham razao.
Eu nao me atrevo a discordar de homens mais experientes e que eu admiro sem
estar muito certo da minha posicao e disposto a sustentar. E nesse caso nao da
essa proposta e uma afronta a liberdade de trabalhar, de produzir, e sequer
e possivel regulamentar o que um commiter do FreeBSD faz ou mesmo um cara
que investe seu tempo livre em coisas piores, como Linux, piores no sentido
ate de falta de organizacao, mas igualmente boas no sentido anarquista, da
bagunca boa das trilhoes de distros, algumas merda outras pior ainda mas
vez por outra coisas boas, fruto de pessoas trabalhando da forma e com o que
elas querem trabalhar sem dar satisfacao pra coisa que ja estava posta
ou pra qualquer outra regra merda feita por um ditador, um comunista feito
o vagabundo do stallman ou algum filhote de mussolini hahaha.

> Agora regulamentação nunca impedil picareta algum de trabalhar, o
> palácio 2 que o diga. REGULAMENTAÇÃO só serve para gerar renda para
> algum indivíduo que rapidamente registrará o CRI e tornar-se-a
> presindente vitalício.

Exatamente. Regulacao e escravidao. Todos esses que estao aqui concordando e
pedindo regulacao vao se arrepender do que foram e disseram, de como agiram
e pensaram, cedo ou tarde. O governo so cresce, e no brasil claro isso n
e diferente. Vai chegar uma hora que vai crescer tanto que os que desejam
regulacao hoje vao estar tao sufocados que nao terao tempo de se arrepender.
E ainda querem regulacao privada.

> E os meninos de 12, 13, 14 e
> por ai  afora continuaram semdo excelentes hackers, administrando uma
> rede melhor e com mais competência que muita gente formada. Não que
> hackers sejam bons administradores, foi só um exemplo de competência
> que todos aqui sabem ser possível.

Boa. Meus melhores profissionais aqui na FreeBSD nao tem formacao academica.
Um deles ate estudou comigo na FATEC/UNESP mas abandonou. Quer dizer ainda
esta la mas sempre trancando a matricula. Hoje que eu me formei eu entendo
cada motivo pra ele ter trancado hahaha. A experiencia da rua e tao maior que
a academia nao faz qualquer sentido nem uma fracao do tempo investido. E
ate o conhecimento profundo se consegue melhor de forma auto-didata. Nos
somos fruto do auto-didatismo e da academia alem da academia. tivesse FreeBSD
ficado na UC Berkeley, nao ido pro Yahoo, pra AOL, XOON, enfim pro mercado,
seria so mais um amoeba qualquer. Tivesse o Linux ficado na universidade de
helsink e nao ido pra rua, estaria fadado a ser aquele lixo do MIT que o
Stallman criou, o GNU/HURD (nobody never "hurd" KKKKK).

>    Finaliznado. Quem procurou formação acadêmica, parabéns, demonstra
> determinação, competência, vontade. Quem não, continue se esforçando
> trabalando e lutando pela liberdade. Desobediência civil é uma forma de
> luta também.

Detalhe, essa mensagem foi escrita por alguem dentro da academia, UFMG ne
to comecando a gostar de MG, vamos trombar pra beber uma. Ou seja a critica
e mais uma vez de alguem dentro da academia provavelmente ja ciente da
importancia relativa, porem limitada e afastada do mercado real, q eh isso.

Cara desobediencia civil e mais que uma forma de luta, e uma obrigacao. Ja
dizia o pacifista adepto do principio do ho-harm, Martin Luether King Jr
que a desobediencia civil eh obrigacao moral do homem diante de regras
injustas. E a regulacao da atividade profissional e so mais uma tentativa
de impor regras injustas na nossa lomba. Ja dizia outro anarquista que
a desobediencia e a fundacao da liberdade, e que os obedientes serao
escravizados. Nessa thread muitos serao escravizados pelo governo ou por
amigos do rei. Podemos ver pelo discurso hahaha. Depois vao fazer piquet
e passeata pedindo melhores condicoes. Pq o escravo, pede. O desobediente
trabalha pra conseguir mesmo que tenha que fugir e se esconder pra ter
o que e seu. Incluindo sua liberdade.

>    Grato
>    Olavo Augusto Araújo de Simas
>    Eletricista da Universidade Federal de Minas Gerias
>    Lotado no Centro de Calculos Eletrònicos da Escola de Engenharia.

Aproveitando, existem alguns anarquistas que eu admiro muito, ou de Puydt e o
Murray Nilton Rothbard por exemplo, que provavelmente ninguem conhece aqui.
Mas existem outros anarquistas que eh obrigacao conhecer nessa lista, como
o DJB (qmail, djbdns, etc), McKusick, os irmaos Jolitz e o proprio Rod Grimmes
mas tem tambem os anarquistas que buscam positivar regras sob as quais querem
se relacionar com seu grupo, mas nao impoe suas regras, segue quem quer,
participa de suas sociedades e seus grupos quem quer. Esses nao impoe forca
ou coercao mas sao rigorosos com um conjunto base de regras. E o caso do tipo
de pensamento do Theo de Raadt e o rigor das regras que ele impoe no OpenBSD.
Segue quem quer. E olha como tem gente boa e competente que escolher querer.
Eu estava numa discussao na lista de cypheranarquistas dos Linux com um
desses anarquistas que admiro tambem, o maluco da Intel la que escreveu o
romance cypher punk e que quer ser o novo William Gibson hahaha mas ele
nao escreve nada nem perto do Neuromancer. Mas ele tem outros atributos,
o pensamento na estrategia de defesa e protecao por criptografia na
internet, criar sociedades secretas que so existem online, as pessoas terem
o que ele chama de x-persona, se apresentarem ao mundo politico como cordeiro
pra nao serem tomados por lobo por uma matilha maior, enquanto separam os
x-persona do self em favor de seus reais interesses. Eu andei discutindo
com ele (tim may) la na lista umas duas vezes e juntei as ideias do de Puydt
e estou formando um grupo pra implementar um novo tipo de anarquia organizada.

A ideia e algo entre a linha da anarquia total, espontanea, mas com regras
consentidas que as pessoal seguem voluntariamente. A democracia da livre
escolha de lideres a quem seguir, nao de governantes a quem sucumbir. A
democracia do bem, nao essa desgraca que vivemos. Alias nem da pra chamar
de democracia, eh mais pra pos-democracia mesmo, uma forma diferente de
se organizar em grupos de interesse comum independente de territorio. Ah
enfim eu andei discutindo cum um professor e orientador sobre isso, pegamos
uns fundamentos legais da computacao, da fisica, da liberdade e da busca
imparavel pelo conhecimento e rigor do intelecto e da razao (gostou? haha
sei que ficou chique mas eh que esse professor eh objetivista dai ele fica
enchendo o saco com a razao sobre qualquer putra virtude, e o individualismo
racional como razao primeira, junto com algum axioma matematico hahaha).

Enfim a ideia remonta aos elementos fundacionais do Chaos Computer Club na
Alemanha separada pelo muro. O sentimento e de tentar justificar cada
paragrafo pela matematica, pela fisica e pela razao, exatamente nos
moldes que o MM1311298 defendia no CCC. E a ideia de x-persona esta ai
herdada do tim may pq tal qual com o MM1311298 ninguem sabia se era uma
unica pessoa ou um grupo. Entao da mesma forma isso vai ser, ngm sabera
quem assina, se uma pessoa ou um grupo, e os individuos participantes vao
escolher seus x-persona e se identificar apenas e somente se desejarem
e para quem desejarem. A gente tambem esta forkando o conceito de Web
of Trust do Zimmermann so que ao inves de PGP queremos algo baseado em
hash derivado da chave privada que de pra validar sem a publica. Pq
nao queremos nem expor a chave publica. Essa cadeia (chain) de confianca
sera espontanea e voluntaria, livre do conceito de territorio, tera
privacidade como valor e no melhor espirito da universidade de berkeley
tera a fatia de tempo (time slice) sobre a alocacao da mente (intelecto)
e do corpo (materia) do homem como valores fundamentais. Vou depois
tentar juntar isso com os fundamentos da Licenca BSD hahaha enfim vou
apresentar aqui o Manifesto, estamos chamando essa coisa de crypto
panarquismo numa juncao do anarquismo criptografico do djb, zimmerman, may
com o panarquismo exterritorial do de Puydt. Tudo sobre a Internet,
um tipo de neo-panarquismo digital. Vai ficar bom. Queremos transformar
isso em codigo. Parar de usar essa desgraca de PGP pra ter algo melhor hahaha
e parar de usar a internet publica que deixa rastro demais, facilitando
a vida de bandidos (governo e politicos). Aproveito tambem o encejo pra
convidar a galera pra discussao, o sambante emprestou um IBM-AIX e a gente
ta usando a Internet da faculdade pra manter ele online, hosteando uma
lista de discussao sobre o tema. Essa lista nao gera historico, tem um
procmail que rescreve todos os dados do remetente antes de distribuir, e
nao tem dominio. Estamos usando o remailer dos cypher punks entao quem
conhece vai reconhecer. Pra se cadastrar, o majordomo eh:

Coloca subscribe tambem no corpo do e-mail so pra garantir. Convido
o Otavio e todos os demais que quiserem, pq aqui na FUG isso vira OT.
Caso voces queiram se identificar assinem o rodape do email pq como
eu disse, tem rewrite de tudo, e o remailer vai rotear pra um monte
de forwarders entao entenda que o 200.145.101.66 e so um gateway e que esse
pode mudar a qualquer momento. Nesse caso o proprio remailer avisa os
subscribers.

Bom pra formalizar o convite fica o manifesto:

The Crypto-Panarchist Manifesto
A man is born conscious and reasoning. Their primary capital being one's body and mind. Self owned by free willing volition. Liberty is founded on inescapable principles: incompleteness and uncertainty of action by anyone outside the self. A man is grown consciously self-governing. Objectively reduced by wave decay. Freely orchestrating one's will, a man finds himself productive. Deriving goods and services he owns, from their own body and mind allocation, time sliced per their sole determination.

A man reason the laws he come across, in the realm of their own existence. And describes it with applied precision. From the platonic realm of mathematics he discovered. A man follows only norms in agreement. Consented free willing to the terms.

A man owns his privacy and his secrets, derived from states of their intellect. Which is defended by crypto[graphy] and cypher[text]. Including unconsented reading or influencing perturbation of that man's counterfactual states of their mind.

A man finds crypto in the maths. Proper protection and defense of his intellect. Supportive defense and protection of his body. Which is expanded and enhanced by guns. Deployed under judicious marksmanship of the responsible and accountable free man.

Weaponizing exploitative payloads, for zero days, zero rings and wave-particles fission. Free reasoning man builds huge power from their intellect. Which will never be used to aggress (towards the innocent). And won't be ever spared, in just defense of their fellow no-harmers.

Righteous man finds justice derived: from discovered and describled laws. Upon acting towards their equal fellow men, he finds ethics exercising his reasoning, while calibrating their moral compass. Righteous man derives justice from ethics. And by principle he wont' want to aggress. Other rules of just human action arrangements, he will further free willing contract.

---