FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - FreeBSD: Um peso-pesado Open Source
 
23.04  
Inicio arrow Noticias arrow FreeBSD: Um peso-pesado Open Source
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
Forum
Keyserver
PC-BSD: Artigos
PC-BSD: Notcias
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS / Twitter
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Histrico da Lista
  • [FUG-BR] FreeRadius 3.0.11
  • Re: [FUG-BR] FreeRadius 3.0.11
  • Re: [FUG-BR] FreeRadius 3.0.11
  • Re: [FUG-BR] FreeRadius 3.0.11
  • [FUG-BR] Kopete + WebCamd
  • Re: [FUG-BR] Kopete + WebCamd
  • [FUG-BR] ATENCAO - Regras da Lista - LEMBRETE
  • [FUG-BR] Dvida com roteamento

  • Alertas em Ports
  • libtasn1 -- denial of service parsing malicious DER certificates
  • squid -- multiple vulnerabilities
  • ansible -- use of predictable paths in lxc_container
  • proftpd -- vulnerability in mod_tls
  • chromium -- multiple vulnerabilities



  • Por bsdinfo
  • FreeBSD 10.2 ? Sistema para Backup com Raiz em RAID 1 (mirror) e Dados em RAID 10 (mirror+stripe)
    Fazia um tempo que eu no postava um artigo mas recentemente fiz um Servidor de Backup e nele eu tinha apenas 4 HDs de 2TB cada. Queria aproveitar o espao em disco e ao mesmo tempo fazer algo seguro. No preciso dizer que Backup algo extremamente srio e no podemos bobear com isso. Nesse […]

  • FreeBSD 10.2-RELEASE na reta final.
    Hoje saiu um anuncio do Glen Barber sobre o fechamento da RELEASE em cima da reviso286666 na rvore releng/10.2. Coincidncia que calhou o 666 nessa reviso. rsrsrsr Ainda no oficial mas quem tiver impaciente para usar, s atualizar seu /usr/src para releng/10.2, compilar e instalar o novo sistema. Como sempre muito cuidado na […]

  • Fim de vida para a rvore 8 do FreeBSD
    Para os sysadmins de planto, que ainda tem servidores rodando FreeBSD 8.x, saiu recentemente a data de EOL do mesmo. Aps essa data o sistema no ter mais manuteno e atualizaes de segurana, o que o tornar invivel para uso na Internet. Deixar muita saudade porque foi uma das grandes verses desse sistema. Inclusive na […]

  • Por freebsdnews
    FreeBSD: Um peso-pesado Open Source PDF Imprimir E-mail
    Por Marcelo Araujo   
    10/06/2006

    Quem nunca ouviu falar no Linux? O sistema operacional UNIX que se tornou uma bandeira do mundo Open Source, graças à imprensa internacional e aos grandes investimentos em marketing realizados por gigantes da informática.

    O que poucas pessoas sabem é que a filosofia Open Source já existia bem antes do Linux e que o Linux não é o único sistema operacional Open Source disponível.

    O FreeBSD é um sistema operacional do tipo BSD utilizado como plataforma de operação em grandes sites da Internet, tais como o Yahoo e no maior site de FTP do mundo, o ftp.cdrom.com com transferência diária da ordem de 1.4 TB.

    De fato, BSD é o acrônimo para “Berkeley Software Distribution”, que corresponde ao nome dado às distribuições de código fonte fornecido pela Universidade da Califórnia como extensões do sistema operacional UNIX dos Laboratórios de Pesquisa da AT&T. Muitos sistemas operacionais comerciais são derivados destes códigos que ficaram conhecidos como 4.4BSD-Lite.

    Bem verdade que o UNIX AT&T não é Open Source, mas a AT&T importou códigos de vários outros projetos, principalmente do Computer Science Research Group (CSRG) da Universidade da Califórnia. O CSRG iniciou suas atividades em 1976 distribuindo fitas magnéticas de seu código conhecido como BSD. Em 1982, após ter firmado contrato com a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para o aperfeiçoamento dos protocolos de comunicação de sua rede de computadores (DARPANET), foi liberada a primeira versão com uma implementação completa do protocolo TCP/IP que foi então incluída como extensão do UNIX AT&T.

    Esta distribuição foi a base para muitos dos sistemas operacionais comerciais, em especial o SunOS da Sun Micrsosystems. Em 1990 o CSRG foi encerrado e alguns de seus membros resolveram publicar o BSD Net/2 como Open Source, removendo-se cerca de 20% dos códigos proprietários da AT&T. William F. Jolitz, ex-membro do CSRG, escreveu o código restante e em 1992 publicou-a como Open Source no 386BSD.

    A partir desta distribuição, foram criados vários sistemas operacionais Open Source, dentre os quais o FreeBSD que foi lançado em 1993. Diferentemente do Linux, o FreeBSD é um sistema operacional completo e não apenas o Kernel. Isto trás uma série de vantagens, sendo que a principal é o fato de existir uma única distribuição enquanto o Linux aparece em uma centena de distribuições diferentes, tais como RedHat, SuSE, Slackware, Mandrake, entre inúmeras outras.

    Outra diferença importante é que a licença do FreeBSD é mais atrativa do que a do Linux, pois permite seu uso gratuito mesmo para aplicações comerciais, além da possibilidade de distribuir aplicações proprietárias. Outro ponto importante é que o FreeBSD é considerado um sistema operacional mais estável do que os demais Open Source pelo fato do seu código ser mais maduro.

    Agora, quando considerar a escolha de um sistema operacional Open Source verdadeiramente gratuito, considere seriamente o FreeBSD como uma opção. Eu tenho certeza de que você vai se surpreender.

    Rogério B. Mouro

    Bacharel em Ciência da Computação formado pela UNESP. Mestre em Ciência da Computação pela USP e Engenheiro de Sistema MCSE pela Microsoft. Trabalha com FreeBSD desde 1993, tendo sido administrador de sistemas em vários laboratórios de pesquisa na UNESP e USP.

     Este artigo foi originalmente publicado em http://www.mcom.com.br/wConteudos.aspx?id=50

    Comentrios
    Auto-didata
    Por Carlos Bulkool em 04/07/2009 02:49:25
    Sou programador amador e concordo com tudo com o Sr. Rogrio B. Mouro. 
     
    O FreeBSD realmente open-source. 
     
    Eu acredito que o linux somente promoo para alavancar interesses 
    pessoais de seus criadores, e benificiar grandes  
    corporaes capitalistas.
    RIYZIgppmFzewUyD
    Por Chassidy em 18/09/2011 18:03:49
    This piece was cogent, well-wrtietn, and pithy.


    Comente!*
    Nome:
    E-mail
    Homepage
    Ttulo:
    Comentrio:

    Cdigo:* Code

    ltima Atualizao ( 12/06/2006 )
     
    < Anterior
    FUG-BR - Espalhando BSD
    Dicas Rpidas:

    Para quem está cansado de instalar programs via linha de comando com o ports e compania, agoa exite o bpm - BSD Ports Manipulator

     






    Wallpapers
    Sua Opiniao
    Online:
    Ns temos 17 visitantes online


    Devil Store - Sua loja BSD
    FreeBSD Brasil LTDA

    FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.