FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - Geom Virstor - FreeBSD pronto para uma partio com 18 446 744 073 709 551 616 bytes de tamanho.
 
 
26.02  
Inicio arrow Noticias arrow Geom Virstor - FreeBSD pronto para uma partio com 18 446 744 073 709 551 616 bytes de tamanho.
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma
Histrico da Lista
  • [FUG-BR] Erro ao atualizar icu 3.8.1_1
  • Re: [FUG-BR] ps instalao: acesso pelo root e ssh
  • [FUG-BR] [OT] Sniffer em redes PPPOE
  • Re: [FUG-BR] [OT] Sniffer em redes PPPOE
  • [FUG-BR] vista + Freebsd
  • Re: [FUG-BR] vista + Freebsd
  • Re: [FUG-BR] vista + Freebsd
  • Re: [FUG-BR] vista + Freebsd

  • Alertas em Ports
  • coppermine - multiple vulnerabilities
  • moinmoin - multiple vulnerabilities
  • mozilla -- multiple vulnerabilities
  • openldap -- modrdn Denial of Service vulnerability
  • opera -- multiple vulnerabilities



  • Geom Virstor - FreeBSD pronto para uma partio com 18 446 744 073 709 551 616 bytes de tamanho. PDF Imprimir E-mail
    Por Redao FUG-BR   
    25/04/2007

    E você, está pronto? 18446744073709551616 bytes é o resultado de 2^64 bytes, poder máximo de armazenamento por partição do Geom Virstor (Geom Virtual Storage), que acaba de ficar pronto e preparado para entrar na árvore -CURRENT do FreeBSD.

    Para entender: gvirstor(8) controla o GEOM_VIRSTOR, recurso que permite virtualização de armazenamento de qualquer objeto ou classe GEOM, bem como de sistemas de arquivos. O conceito é simples: crie um sistema de arquivos do tamanho que você desejar, limitado a 2^64 bytes (o que vem depois de Terabytes mesmo? rs rs), e se preocupe em colocar dispositivos associados a esse sistema de arquivo depois, quando precisar. Com gvirstor você cria um volume de qualquer tamanho (o padrão é 2TB) e ao menos um dispositivo de disco associado a esse volume. Depois adiciona quando e quantos dispositivos, para extender o tamanho real do volume virtual.

    Por ser um módulo GEOM existe plena interoperabilidade com outros módulos, então é possível exportar o dispositvo através de ggated(8) por exemplo, ou usar um dispositivo RAID-0 para compor o volume virtual. O que você precisar/desejar combinar - isso aí o GEOM é o Lego do sistema de arquivos, tal qual Netgraph é o lego da pilha de rede.

    O GEOM_VIRSTOR trabalha como uma espécie de RAID-5, onde as escritas são realizadas em chunk atômicos de tamanho configurável pelo usuário. Os chunk podem ser movidos/reescritos, e o sistema de arquivo tem sua estrutura atualizada assícronamente a cada operação de remoção ou adição de dispositivos. Dispositivos podem ser removidos e adicionados a qualquer momento, por causa dessa atomicidade e da possibilidade de intercambear os chunks entre os discos físicos. Porém, tal qual RAID-Z (ZFS), o modo de operação tem diversas particularidades distintas do RAID-5, e a similaridade é apenas aparente, em uma análise mais detalhada as diferenças claras. 

    Já haviamos notíciado a criação do Geom Virstor no passado, aqui na FUG. Mas nesse momento ele está pronto. E você, pronto para testar? O anúncio foi feito hoje na lista Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo , e o autor, Ivan Voras, solicita pessoas para testar e estressar o sistema ao máximo. O projeto foi financiado pelo Google, inicialmente através do Google Summer of Code 2006 e posteriormente para adição do recurso de BIO delay, onde as operações de E/S são incondicionalmente atrasadas quando não houver mais espaço físico no dispositivo virtual, até que novos providers GEOM sejam adicionados para aumentar a capacidade do volume.

    Para testar:

    lynx "http://wiki.freeb...<url-truncated-see-real-link>"

    Salve em disco o arquivo,

    tar vxzf  gvirstor-beta5.tbz
    cd gvirstor
    make
    make so
    make install
    less README

    Leia a man page gvirstor(8), os exemplos do arquivo README, crie seus primeiros Virtual Storage Volumes e ao verificar que ele funciona como supostamente deveria, comece a combiná-lo com seus módulos GEOM favoritos. Algum Daniel Bristot disposto a postar suas impressões? ;-)

    Boa diversão.

    Comentrios
    Por Daniel Bristot em 25/04/2007 20:46:12
    Boa... timas noticias esta semana... 
     
    E eu ocupado com um HP-UX da porr*** e um banco de dados progress de merd**** 
     
    mas... vo te que acha tempo pra atualizar o artigo do geom :D acho que isso me anima mais um poucos 
     
    At
    HEHEHE demorou Bristot ;-) indireta rlz
    Por Patrick Tracanelli em 25/04/2007 23:32:36
    =P 
    Tive uns probleminhas bobos com a app de userland, que o ivoras colocou errado no tgz. Mas ja ta tudo ficando OK :) Compartilho as novidades depois, quando acabar os testes.


    Comente!*
    Nome:
    E-mail
    Homepage
    Ttulo:
    Comentrio:

    Cdigo:* Code

    ltima Atualizao ( 26/04/2007 )
     
    < Anterior   Prximo >
    FUG-BR - Espalhando BSD
    Dicas Rpidas:
    Acabou de atualizar o ports? Não se esqueça de ler o /usr/ports/UPDATING, para evitar ter que descobrir sozinho, ao custo de seu tempo, o que já está documentado.
     


    Wallpapers
    Sua Opiniao
    Online:
    Ns temos 20 visitantes online


    FreeBSD Brasil LTDA

    FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.