FUG-BR / Grupo Brasileiro de Usuarios de FreeBSD - Eleies 2006: Core Team do FreeBSD
 
06.10  
Inicio
Principal
Inicio
Noticias
Artigos
Regras da Lista
Assinar a Lista
Histrico da Lista
Forum
Keyserver
PC-BSD: Artigos
PC-BSD: Notcias
Galeria de Imagens
Contador Usurios FUG
FUGs Estaduais
Downloads
Enquetes
FAQ
Resumo do Site
Links
Pesquisar
Contato
Sobre a FUG-BR
RSS / Twitter
-
DOC-BR (FUG BR)
Introduo
Projeto DOC-BR
Handbook
FAQ Oficial
-
+ Noticias
Alertas de Seguranca
Alertas em Ports
BSD em Geral
DaemonNews (Ingles)
MyFreeBSD
Todas Categorias
-
Login
Nome de Usurio

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma


Eleies 2006: Core Team do FreeBSD PDF Imprimir E-mail
Por P. Tracanelli (FreeBSD Brasil)   
27/06/2006

Image2006 é ano de eleições, e não estamos falando de PT vs PSDB. Além do modelo de organização em que o desenvolvimento do FreeBSD se baseia, do desenvolvimento distribuído em quase 500 commiters com acesso direto em sua árvore CVS, o Projeto FreeBSD ainda se destaca pela democracia com que sua liderança é apontada. Periodicamente todo o corpo de desenvolvedores FreeBSD se reune para eleger 9 líderes do Projeto, o chamado Core Team.

O Core Team tem como algumas de suas principais funções tomar decisões legais e administrativas, técnicas e não-técnicas acerca do Projeto. Nós estamos vivendo este período nesse momento. Saiba quem são os candidatos, como funciona o processo de eleição do Core Team do FreeBSD e alguns detalhes sobre a legislação interna do Projeto.

Para entender melhor sobre o processo de eleições do Core Team do FreeBSD é necessário entender as regras internas que regem o Projeto. Estas regras são chamadas de bylaws do Projeto, e em resumo elas dizem:

Regimento do Core Team do FreeBSD: 

  • Commiters ativos são todos os desenvolvedores que fizeram ao menos 1 commit nos últimos 12 meses.
  • O Core Team se consiste de 9 commiters ativos eleitos entre todos os commiters ativos.
  • As eleições do Core Team acontecem a cada dois anos, a primeira vez ocorreu em Setembro de 2000.
  • Membros do Core Team bem como Commiters podem ser expulsos do Projeto por 2/3 de votos do Core.
  • Se o número de membros do Core Team ficar menor que 7, eleições antecipadas são convocadas.
  • Petição de 1/3 dos commiters ativos também podem antecipar eleições do Core Team.
  • As eleições do Core Team acontecem da seguinte maneira:
    • O Core Team atual elege e anuncia algum commiter para ser o responsável pelo processo de eleições;
    • 1 Semana é dada como prazo para commiters se oferecer como candidatos à eleição;
    • 4 Semanas são dadas para as votações, período em que todos os commiters votam em 9 dos candidatos;
    • 1 Semana é o prazo para contagem e anúncio dos resultados;
    • Cada commiter pode votar apenas uma vez para até 9 candidatos, não mais do que 1 voto por candidato;
    • O novo Core Team assume seu posto e torna-se efetivo 1 semana após o anúncio dos resultados; 
    • Em caso de empate para algum dos 9 postos, o voto de minerva é dado em conjunto pelos membros eleitos sem empate;
    • Estas regras podem ser modificadas a qualquer momento por 2/3 de maioria de votos, contanto que pelo menos 50% de todos os commiters ativos votem.

Agenda das Eleições 2006

ImageAs últimas eleições aconteceram em Junho de 2004, portanto no começo de Junho de 2006 deu-se início o processo de novas eleições periodicas do Core Team. A agenda oficial das Eleições 2006 é a seguinte:

  • Requisição das Candidaturas:  06 de Junho de 2006, 23:59 +0000 (GMT)
  • Término das Candidaturas:  20 de Junho de  2006, 23:59 +0000 (GMT)
  • Início da Votação: 22 de Junho 2006, 23:59 +0000 (GMT)
  • Término da Votação: 19 de Julho de 2006, 23:59 +0000 (GMT)
  • Anúncio do Resultado: 20 de Julho de 2006, 23:59 +0000 (GMT)
  • Novo Core Team assume posição: 27 de Julho de 2006 23:59 +0000 (GMT)

Como as Eleições Acontecem

Em 2006, Josef Karthauser ( Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo ) é eleito como coordenador de eleições. Josef preparou e disponibilizou o conteúdo disponível no web site:

Neste site estão disponíveis informações de background para auxílio à decisão dos commiters sobre em quem votar. Uma dessas informações é o levantamento estatístico das atividades dos commiters, separado por categoria de desenvolvimento. Esta estatística pode ser encontrada em:

Em 2006 temos 15 candidatos concorrendo pelas 9 vagas do Core Team. Uma parte dos líderes atuais do Projeto estão concorrendo à reeleição. A lista dos 15 candidatos bem como seu background no Projeto FreeBSD e suas diretivas de trabalho como membro do Core Team caso seja eleito (as promessas de campanha) podem ser acessadas em:

Como muitos dos candidatos atuais estão em posição de reeleição, e por outras motivações históricas, estão ainda disponíveis as diretivas de trabalho das últimas duas candidaturas passadas, 2004 e 2002, em:

Todos os commiters ativos tem acesso ssh(1) ao servidor election.uk.freebsd.org. Para votar, o commiter lê as instruções no arquivo motd do servidor,  mas o processo de votação é bem simples.

Via ssh o commiter digita o comando vote na shell do servidor em questão. Este comando abre um editor de textos com o nome de usuário dos 15 candidatos à eleição, todos comentados. O commiter votante descomenta no mínimo 1 e no máximo 9 dos 15 nomes. Os nomes descomentados são os candidatos votados pelo commiter.

Ao salvar o arquivo a chave privada do ssh do commiter é usada para assinar o voto. O arquivo de voto (que poderíamos fazer uma analogia como a cédula de votação) fica disponível no servidor até a data do término das eleições, então o commiter pode mudar sua decisão e redefinir seus votos à qualquer momento, dentro do prazo da eleição. Se algum commiter votar em mais de 9 candidatos, seu voto é considerado voto nulo.

Não tem como ser mais simples e prático, a votação requer 1 minuto do tempo do commiter, além claro do tempo que este dedicou à analisar as propostas e histórico dos candidatos.

E você, se fosse commiter do FreeBSD votaria em quem desses 15 candidatos?

Poste seus votos nos comentários dessa notícia.

Para saber mais sobre como o processo de eleição do Core é documentado e deve sempre acontecer, veja: 

http://people.freebsd.org/~jcamou...

Comentrios
MEUS VOTOS
Por Regis Bittencourt em 27/06/2006 16:20:26
rwatson 
cperciva 
imp 
murray 
gnn 
 
Sao os que eu acompanho o trabalho...
Meus votos.....
Por Marcelo Araujo em 27/06/2006 19:16:49
Colin Percival 
David O'Brien 
Murray Stokely 
Robert Watson 
 
Meus votos...
Por Eduardo em 28/06/2006 10:02:11
garga 
jmelo 
lioux 
dcs 
mnag 
 
E viva o brasil =)
POR QUE VOTAREI NULO(Mais uma vez...)
Por Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo em 29/08/2006 18:01:26
 
J no de hoje que voto nulo e digo o porqu: 
 
Porque j no de hoje que somos enganados, passados para trs e usados em nome de uma falsa Democracia. Sim, esta mesma Democracia que nos "d o direito" de escolher, atravs do voto, da eleio direta, quem ir nos representar e que, ao mesmo tempo, nos pune, democraticamente claro -, caso no cumpramos com o nosso "dever cvico". 
 
Aqueles em quem j votei, em quem acreditei, para quem j dei o meu "voto de confiana", nada fizeram por mim e por meu povo. Olharam apenas para si, para seus bolsos, para seus intere$$e$... Vivem de falcias... sempre a mesma histria...Vai eleio, vem eleio, so os mesmos textos ludibriativos, as mesmas boas propostas( que existem e que as ouo desde criana ), mas que jamais tornaram-se realidade, pois servem apenas para angariar votos dos ainda crdulos eleitores. Esto l, no papel, perfeitas, dentro de gavetas, esperando as prximas eleies, para ao final delas, serem novamente engavetadas...Um monstruoso crculo vicioso... Depois, j eleitos(os mais convincentes), constrem praas, quadras esportivas, fazem obras de pavimentao superfaturadas com pssimo material e pssima mo-de-obra (pois pegam qualquer um para dizer que esto dando empregos temporrios), constrem uma ponte aqui, um viaduto ali, uma passarela qualquer, oferecem shows milionrios, projetos populares etc. Nos do esmolas...E com uma vida digna, no necessrio viver de esmolas...Uma coisa precisar temporariamente de uma ajuda, outra nascer, viver e morrer(at isso caro...) com essas "ajudas"... 
 
Todos eles sabem muito bem o que necessrio para melhorar o pas, mas no h interesse, vontade poltica em mudar.  
 
Enquanto eu, voc e tantos outros discutimos sobre o voto nulo, o branco, o que vai para A ou o que vai para B, enquanto nos engalfinhamos, estes mesmos senhores esto juntos(e na maior mordomia, paga com nosso dinheiro), rindo de ns(macacos de auditrio) e criando novas formas de arrecadar(arrancar) ainda mais dinheiro e de nos tornar mais dependentes, com projetos como a farmcia e o restaurante populares, bolsa-escola(esmola), bolsa-famlia, cheque-cidado etc. Todos projetos(verdadeiras armadilhas para conseguir o voto da "massa", da populao mais pobre)que custam milhes aos cofres pblicos e que nos deixam cada vez mais em suas mos, quando bastaria investir esses milhes em um salrio digno, em reais oportunidades, em reais melhorias na Sade e na Educao.  
 
Precisamos de uma Reforma Poltica urgente! Chega de imunidade(impunidade) parlamentar, de renncias para fugir de cassaes, de voto secreto, de troca-troca de partidos. E que esta reforma comece pelo bolso! Chega de salrios exorbitantes! Aqueles que l esto so escolhidos e pagos por ns e, como "empregadores", temos o direito, no s de cobrar pelo servio, como de "determinar" o quanto pagar por este servio. Quando falam em aumento dos prprios salrios, no se importam se ns, "empregadores", temos condies de arcar com esse aumento, mas aumentam, exorbitantemente. Quando o aumento para ns...  
 
Essa m distribuio de renda se d pela ganncia dos governantes(no mundo), que a cada dia querem mais e mais. E para ganhar cada vez mais, tem de haver cada vez mais dependentes, cada vez mais pobreza, doena e, acima de tudo, falta de cultura, de estudo. Quanto menos politizado o povo, mais roubo haver. Por isso a poltica do "Pense e Vote!"..."Exera sua cidadania"..."Esse aqui rouba, mas faz"..."Melhor votar no menos pior do que no votar"..."Vote para poder cobrar depois"..."Se voc no lembra em quem votou, vai cobrar de quem?"(Como se tivssemos o direito de cobrar apenas daqueles em quem votamos...Como se os eleitos governassem apenas para aqueles que os elegeram...Piada...) 
 
J estamos cheios de ligar o rdio ou a TV e ouvirmos que foram desviados 50, 60, 70 milhes dos cofres pblicos...Dinheiro que deveria ser investido em sade, em educao, em moradia, em melhores salrios, num melhor nvel de vida para os cidados e que esto indo para os bolsos de uns poucos que pouco se preocupam se universidades como a UERJ, por exemplo, esto caindo aos pedaos e sem condies de atender os estudantes ou se hospitais como o Souza Aguiar e Miguel Couto esto sem equipamentos, sem medicamentos, sem manuteno do prdio, se esto deixando pessoas esperando e morrendo nos corredores porque os mdicos no podem dar um atendimento digno... Curiosamente, notem, o caos na Educao e na Sade...Coincidncia???...  
 
H muito dinheiro sendo desviado, tanto ilegalmente quanto "legalmente", como em forma de impostos, por exemplo. E impostos altssimos(cerca de 74). Dentre eles temos: o IPTU, o IPVA, o pedgio, o ICMS, a Contribuio para Custeio do Servio de Iluminao Pblica(basta olhar a conta de Luz) e o Imposto de Renda. Impostos que nos levam quase que um tero de nossos rendimentos. Isso sem contar na distribuio do dinheiro que apostamos semanalmente nas Lotricas da vida. J repararam - atrs da folhinha de sua aposta predileta - que h porcentagens para vrios fins como Educao, Cultura, Esporte e Seguridade Social? E o que vemos ser feito com esse dinheiro de significativo? Pagamos muito caro para sobreviver. Vivemos para pagar impostos. muito dinheiro e muita pobreza. Um tanto quanto incoerente, no parece?... 
 
Quanto aos possveis candidatos honestos e bem intencionados(acredito que existam), em caso de alguns vencerem e terem um poder maior, maior fora de ao, sero obrigados a "danar conforme a msica"... E a que est: TEMOS QUE ACABAR COM ESSA "MSICA", ou seja, com a corrupo, com a impunidade etc...Votar nulo, alm de ser uma total falta de opo, uma forma de protesto, e de tentar, a longo prazo(Certamente, pois nenhuma mudana, principalmente poltica, acontece de uma hora para outra...), mudar esse quadro catico em que encontra-se, h dcadas, a nossa poltica... 
 
Somos democraticamente obrigados a votar, mas no somos obrigados a escolher o menos pior! 
 
Por essas e outras, continuarei votando NULO!!! 
000 CONFIRMA! CONFIRMA! 
 
ROSINHA, PROFESSORA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 


Comente!*
Nome:
E-mail
Homepage
Ttulo:
Comentrio:

Cdigo:* Code

ltima Atualizao ( 27/06/2006 )
 
< Anterior   Prximo >
FUG-BR - Espalhando BSD
Dicas Rpidas:
O portsclean(1) é uma ferramenta que limpa todo o diretório work/ do ports(7). Além de liberar espaço em disco ele é capaz de remover arquivos antigos que não possuem referência no /usr/ports/distfiles.

#portsclean -C
Limpa o diretorio work/

#portsclean -D

Limpa o diretorio distfiles/

#portsclean -i
Modo interativo, pergunta se você quer remover o arquivo

Recomendado
#portsclean -CDi
 






Wallpapers
FreeBSD Security Advisories
  • FreeBSD-SA-13:13.nullfs
  • FreeBSD-SA-13:12.ifioctl
  • FreeBSD-SA-13:11.sendfile
  • FreeBSD-SA-13:10.sctp
  • FreeBSD-SA-13:09.ip_multicast
  • FreeBSD-SA-13:08.nfsserver
  • FreeBSD-SA-13:07.bind
  • FreeBSD-SA-13:06.mmap
  • FreeBSD-SA-13:05.nfsserver

  • Online:
    Ns temos 17 visitantes online


    Devil Store - Sua loja BSD
    FreeBSD Brasil LTDA

    FUG-BR: Desde 1999, espalhando BSD pelo Brasil.